Jello Biafra mistura punk e política em show em Porto Alegre
- Daniel Favero
- Direto de Porto Alegre
Aos 53 anos de idade, Jello Biafra, ex-vocalista da lendária banda de hardcore americana Dead Kennedys, se apresentou em Porto Alegre acompanhado da Guantanamo School of Medicine, na noite dessa terça-feira. Em uma performance epilética e caótica tocou hits do grupo que o fez famoso e tocou o terror no palco, de onde o público - e ele também -, se atiravam na plateia.
Foram 16 músicas que passearam por clássicos do Dead Kennedys, como California Über Alles, Holiday in Cambodia, Too Drunk to Fuck e Nazi Punks Fuck Off, sempre com suas letras recheadas de muita ironia e discurso político anti-imperialista.
Ele atacava a administração de Barack Obama - "ele prometeu fechar a prisão de Guantânamo, mas não fez isso" -, as grandes corporações "que quando dominam querem cada vez mais" e a guerra por petróleo, que rendeu, inclusive, um aviso aos brasileiros: "o Brasil tem petróleo agora. Tenham medo, porque isso destruiu um país atrás do outro", disse pouco antes de cantar I Won't Give-up, música que gravou com sua banda atual.
Apesar do tom político, Jello Biafra, que foi candidato a prefeito da cidade californiana de São Francisco e ficou em quatro lugar na disputa, fez um show bem punk. Durante toda a apresentação o público subia ao palco, enquanto o performático vocalista se debatia como tivesse sofrendo um ataque epilético e se jogava na plateia em uma surpreendente demonstração de energia para um senhor que já está na casa dos 50 anos.
O show, realizado em uma pequena casa de shows da capital gaúcha, durou cerca de duas horas e passou como um turbilhão por cima de quem estava lá. Jello mostrou que apesar da idade ainda tem muita energia para os palcos não devendo nada aos tempos de Dead Kennedys.
Set List
Shockupy
John Dillinger
Victory Stinks
Barack Star O' Bummer
California Über Alles
Invasion Of The Mind Snatchers
Brown Lipstick Parade
To Drunk To Fuck
New Feudalism
Nazi Punks Fuck Off
Three Strikes
Pets Eat Their Master
Forkboy
Holiday in Cambodia
Bleed For Me
I Won't Give-up