Exaltasamba é eleito grupo do ano no 18º Prêmio Multishow
Com 25 anos de carreira, os pagodeiros do Exaltasamba receberam apenas três indicações na 18ª edição do Prêmio Multishow da Música Brasileira. Depois de 1h30 sem conquistar nada, o quinteto de São Bernardo talvez já estivesse desistindo. Mas, na categoria melhor grupo do ano com voto popular, a mais festejada do evento, eles levaram o microfone de ouro. A apresentação dos prêmios ficou a cargo do humorista Bruno Mazzeo, com roteiro escrito por Fábio Porchat.
Apesar de ter levado o principal prêmio da noite, Restart, NX Zero e Paula Fernandes superaram o quinteto. Entre aplausos e muitas vaias, a banda teen liderada por Pê Lanza conquistou a premiação de melhor álbum do ano e de melhor videoclipe, enquanto o grupo de rock do vocalista Di Ferrero levou o troféu de melhor música - Onde Estiver - e melhor cantor.
A grande surpresa, no entanto, foi Paula Fernandes, recordista de venda de discos no ano, que superou os favoritos Victor e Leo na categoria melhor artista sertanejo, além de ter conquistado o prêmio de melhor cantora de 2011.
Uma das mais indicadas da noite, Ivete Sangalo só conseguiu levar para casa o troféu de melhor DVD, recebido no palco por fãs que a representaram, uma singela homenagem da baiana aos seus admiradores.
Entre as novidades do ano, estavam as bandas Garotas Suecas, vencedora na categoria Experimente, e a cantora Monique Kessous, eleita revelação de 2011.
Além das premiações, o evento ainda teve encontros musicais no palco, misturando estilos diversos interpretados por nomes bastante conhecidos da nossa música. A banda pop Jota Quest, por exemplo, fez apresentação ao lado da sertaneja Paula Fernandes; Ivete Sangalo, com Jair Rodrigues; e Pitty, ao lado de Odair José. Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho foram os responsáveis por fechar o evento, que ainda distribuiu troféus para João Barone (melhor instrumentista), Luan Santana (melhor show) e Monique Kessous (revelação).
O júri técnico, formado por jornalistas e especialistas, premiou artistas em cinco categorias: melhor cantor, melhor cantora, melhor grupo, melhor música e Experimente.
Comédia com não muita graça
Homenageando as décadas de 1970, 1980 e 1980 da televisão brasileira, a 18ª edição do Prêmio Multishow da Música Brasileira teve diversos esquetes lembrando de quadros clássicos de programas de Silvio Santos, Gugu Liberato, Chacrinha e Xuxa Meneghel. Quando as câmeras mostravam o público, composto principalmente por músicos e atores da TV Globo, a diversão não parecia ser tão grande, já que boa parte das piadas não funcionava.
Apresentado pelo segundo ano consecutivo pelo humorista Bruno Mazzeo, a festa teve a participação de alguns ícones que fizeram a história de famosos quadros. Entre eles, estava Elke Maravilha, eterna jurada do Programa de Calouros exibido até poucos anos atrás pelo SBT, e Sérgio Mallandro, comandando a Porta dos Desesperados, hit de seu auge na televisão, para apresentar a premiação de melhor DVD do ano.
Artistas também participaram das homenagens. A cantora Maria Gadú, por exemplo, rodou ao lado de Mazzeo o Pião da Casa Própria, e o roteirista da edição, Fábio Porchat, e o músico Thiaguinho, abrindo a Porta dos Desesperados, que, na época, dava ao participante a oportunidade de ganhar um grande prêmio caso abrisse a porta correta entre três opções.
Fantasiado de Xuxa, o apresentador ainda brincou com famoso quadro do programa infantil da "rainha dos baixinhos" - que encerrou sua participação no evento - e, pouco antes, colocou um dos humoristas da edição para brincar de Banheira do Gugu.
Todos os premiados:
Voto popular:
Melhor Grupo: Exaltasamba
Melhor Artista Sertanejo: Paula Fernandes
Melhor Cantora: Paula Fernandes
Melhor Cantor: Di Ferrero
Melhor Álbum: Restart
Melhor Clipe: Pra você Lembrar, Restart
Melhor Show: Luan Santana
Melhor DVD: Ivete Sangalo
Melhor Instrumentista: João Barone
Revelação: Monique Kessous
Experimente: Garotas Suecas
Voto do juri técnico:
Melhor Cantor: Marcelo Camelo
Melhor Cantora: Tulipa Ruiz
Melhor Grupo: Holger e Copacabana Club
Melhor Música: Felicidade, de Marcelo Jeneci
Experimente: MoMo, Nevilton e Criolo