Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda a disputa que pode parar na Justiça entre Ivete Sangalo e Grupo Clareou

Cantora baiana anunciou uma nova turnê com o nome "Clareou", o que seria uma violação de marca registrada, segundo o grupo carioca

10 jul 2025 - 12h33
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ivete Sangalo e o Grupo Clareou estão em disputa judicial pelo uso da palavra "clareou" na nova turnê da cantora. Enquanto o grupo carioca alega exclusividade da marca, a produtora de Ivete afirma que o termo é de uso comum na língua portuguesa.
Grupo carioca acusou cantora de violar as regras do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ao lançar a turnê de samba "Ivete Clareou"
Grupo carioca acusou cantora de violar as regras do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ao lançar a turnê de samba "Ivete Clareou"
Foto: Reprodução/Instagram/@ivetesangalo/@grupoclareou

A cantora Ivete Sangalo e o Grupo Clareou estão no centro de uma disputa pelo uso da palavra "clareou". A briga começou a repercutir nas redes sociais na terça-feira, 8, após a abertura das vendas dos ingressos da turnê Ivete Clareou, e pode parar na Justiça. 

Em nota, o grupo carioca de samba afirma que detém exclusividade no segmento de entretenimento e atividades musicais sobre o uso da marca "Clareou" desde 2010 e, portanto, a cantora baiana violou as regras do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) ao lançar a turnê.

A banda afirma que Ivete Sangalo fez uso "indevido" da marca, "sem qualquer consulta ou autorização prévia" e que adotará medidas administrativas e judiciais após não conseguir chegar a um acordo com a equipe da cantora de forma amigável.

Na madrugada de quarta-feira, 9, a cantora baiana publicou um vídeo no Instagram andando a cavalo com a música Clareou, de Xande de Pilares, ao fundo. A publicação foi vista pelos seguidores como uma resposta irônica às críticas e ameaças legais feitas pelo grupo de pagode.

O Grupo Clareou foi fundado em 2010, no Rio de Janeiro, e, atualmente, é composto por Branco, Anderson Mendonça (Buiu), Fernando (Mellete) e Juninho de Jesus.

O que diz a produtora da turnê de Ivete 

A empresa Super Sounds, responsável pela realização da turnê Ivete Clareou, afirmou que o uso da marca é legítimo e não configura qualquer violação de direitos de terceiros. 

"'Clareou' é uma palavra de uso comum na língua portuguesa, resultante da conjugação do verbo “clarear”, inclusive presente em diversas obras musicais do samba brasileiro, cujo uso, portanto, não pode ser objeto de exclusividade", diz a nota.

A Super Sounds declarou também que, mesmo sem violar qualquer norma, buscou diálogo com o Grupo Clareou. No entanto, "o único interesse dos seus representados seria o recebimento de compensação financeira". Os valores pedidos pelos cariocas foram considerados "astronômicos" pela produtora.

Turnê Ivete

A turnê de samba de Ivete Sangalo, cuja venda geral dos ingressos começou na terça-feira, foi batizada como Clareou em homenagem à cantora Clara Nunes. A baiana promete trazer releitura de clássicos e canções autorais.

Os shows serão realizados em São Paulo (25/10), Belo Horizonte (1º/11), Rio de Janeiro (22/11), Salvador (30/11) e Porto Alegre (13/12). Os ingressos custam de R$ 230 a R$ 500.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade