6 eventos ao vivo

Do Youtube para palcos do mundo: Justin Bieber é fenômeno pop

O garoto que começou a carreira postando vídeos amadores chegou ao posto de fenômeno da música pop e, além de cantar com seus ídolos de infância, já desbancou alguns deles com seus hits

  • separator
  • comentários

Fenômeno da música pop, Justin Drew Bieber nasceu em 1º de março de 1994 no St Joseph's Hospital, em London, estado canadense de Ontário e três meses depois se mudou para Stratford. Filho de Patricia "Pattie" Mallette, que tinha 17 anos quando deu à luz, e de Jeremy Jack Bieber, ele tinha apenas 10 meses quando os pais se separaram. Passou a ser criado por Mallette com a ajuda a avó, Diana. Apesar disso, seus pais mantiveram a amizade e, quando Jeremy se casou com Erin Wagner anos depois, Justin ganhou dois meio-irmãos, Jazmyn e Jaxon Bieber.

<p>Justin Bieber foi criado apenas pela mãe, já que seus pais se separaram quando ele tinha apenas 10 meses</p>
Justin Bieber foi criado apenas pela mãe, já que seus pais se separaram quando ele tinha apenas 10 meses
Foto: Getty Images

Aos dois anos de idade, Pattie começou a notar que o filho gostava de bater em potes, panelas, mesas, cadeiras e até no sofá da sala. Resolveu colocá-lo na escola de música da igreja e se surpreendeu com a facilidade com que o menino aprendeu a tocar piano, bateria, guitarra e trompete. Embora tivesse orgulho e apoiasse o talento do filho, Pattie ficou confusa em relação ao que podia acontecer com o garoto se ele seguisse o meio artístico e preferia que Justin mantivesse o seu talento na igreja. Para ele, até então, isso também não era um problema, já que sonhava em ser jogador de hóquei ou arquiteto.

Em 2006, Justin completou doze anos e decidiu entrar no concurso de talentos locais de Stratford, o Stratford Idol e conseguiu a segunda colocação. Como gostava de fazer imitações de seus ídolos, a exemplos de Usher, Michael Jackson, Boyz II Men - banda preferida de sua mãe - e Stevie Wonder, pediu à mãe que o ajudasse a gravar as apresentações e disponibilizar o vídeo no Youtube para que os parentes moravam longe pudessem assistir às suas apresentações. 

Fato que já é comum na internet, os familiares começaram a passar os links adiante e, de alguma forma, isso chegou a Scooter Braun, ex-executivo de marketing da So So Def Recordings, em 2007. Eele resolveu entrar em contato e, pouco depois, Pattie e Justin embarcaram rumo a Atlanta, nos Estados Unidos. Bieber assinou um contrato com Braun e voltou para casa para arrumar as malas e se mudar temporariamente de cidade. Uma semana depois, Scooter conversou com o cantor de R&B Usher, que não só aceitou cantar com Bieber, como também decidiu apoiar a carreira do jovem.

Carreira musical
My World, o primeiro álbum, foi lançado em 17 de novembro de 2009, e contava com o apoio vocal de Usher, que aparecia também no videoclipe de One Time. Bieber realizou uma turnê promocional para divulgar o single e esteve em várias estações de rádio. One Time alcançou a décima segunda posição na Canadian Hot 100 durante sua primeira semana, em julho de 2009, e a vigésima na Billboard Hot 100. Em 26 de setembro de 2009, One Time foi certificado Platina no Canadá. A ele seguiram-se as canções One Less Lonely Girl, Love Me e Favorite Girl, os dois últimos foram lançados exclusivamente no iTunes, e ficaram posicionados no top 15 do Canadá e no top 40 dos Estados Unidos.

O sucesso também alcançou a TV e Bieber se apresentou em diversos programas como o VMA 09 Tour da MTV, o programa europeu The Dome, The Next Star, The Today Show, The Wendy Williams Show, Lopez Tonight, The Ellen DeGeneres Show, It's On with Alexa Chung, Good Morning America Chelsea Lately. Além disso, fez uma participação em um episódio de True Jackson, VP, em 2009.

<p>Bieber tem dois meio-irmãos: Jazmyn e Jaxon Bieber</p>
Bieber tem dois meio-irmãos: Jazmyn e Jaxon Bieber
Foto: Instagram/ / Reprodução

Com a música Someday at Christmas, do ídolo de sua infância, Stevie Wonder, Bieber se apresentou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira dama, Michelle Obama, na Casa Branca, em 2009. O especial foi televisionado e beneficiou o National Children's Medical Center.

Em 2010, o cantor fez show na cerimônia do Grammy Awards, na companhia de Kesha. No mesmo ano, ele abriu a Fearless Tour, da cantora Taylor Swift, no Reino Unido. Em uma das apresentações, Bieber quebrou o pé enquanto cantava a música One Time, mas nem por isso interrompeu a performance. No dia seguinte, ele ainda surpreendeu a todos quando apareceu para fazer o show com o pé enfaixado e afirmando que não pararia por causa do imprevisto.

Já reconhecido como um forte nome da música teen, Justin foi convidado para participar da regravação de We Are The World, em benefício das vítimas do terremoto no Haiti.

Baby, o primeiro single do álbum My World 2.0, que contava com uma participação de Ludacris, foi lançado ainda em janeiro de 2010 e não demorou a se tornar o maior sucesso de Bieber até então. A música, na qual Bieber também inaugurou seu perfil de dançarino, alcançou o top 10 em 7 países. Nos EUA, ele estreou no top 200 da Billboard e ganhou o posto de cantor solo mais jovem a entrar nas tabelas, desde Stevie Wonder, em 1963. A música também alcançou o top 10 no Reino Unido e na Austrália. 

<p>Ele interpretou um adolescente problemático em um episódio de 'CSI'</p>
Ele interpretou um adolescente problemático em um episódio de 'CSI'
Foto: Divulgação

Em 23 de junho de 2010, Justin Bieber voltou a viajar o mundo com sua turnê My World Tour, para promover o My World e o My World 2.0. Neste mesmo mês, seu videoclipe Baby superou o de Lady Gaga, Bad Romance, e se tornou o mais visto em toda história do YouTube.

Três meses depois, Bieber fez sua primeira participação especial em uma série. Ele interpretou Jason McCann, um adolescente problemático que se depara com uma difícil decisão a respeito de seu único irmão, em um episódio de CSI: Crime Scene Investigation. No ano seguinte, no dia 17 de fevereiro, ele voltou a atuar na série, em um capítulo no qual seu personagem foi morto.

Já em outubro de 2010, Bieber lançou um álbum acústico, o My Worlds Acoustic, com versões acústicas de seus álbuns anteriores, junstamente com a divulgação do novo single, Pray.

Uma biografia em 3D intitulada Justin Bieber: Never Say Never, foi lançada em 11 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos e Canadá e em 25 de fevereiro do mesmo ano no Brasil. 

Dirijido por Jon Chu, liderou as bilheterias com uma estimativa de US$ 12,4 milhões em seu dia de estreia em 3.105 salas de cinema. O filme veio acompanhado de um álbum remixado chamado Never Say Never - The Remixes, lançado em 14 de fevereiro de 2011, que apresenta remixes de canções de álbuns anteriores com participações de Miley Cyrus, Chris Brown e Kanye West entre outros.

Em Novembro de 2011, Bieber lançou seu álbum natalino Under the Mistletoe, com 12 faixas inéditas, e duas anteriores: Someday at Christmas, de 2008, e Pray, de 2010. O trabalho ficou na primeira posição da Billboard 200 nos EUA e vendeu 210 mil unidades em sua primeira semana. Com as participações de de Mariah Carey, Boyz II Men, Usher e The Band Perry, foi o 11º álbum mais vendido de 2011, e também ficou primeiro lugar na Espanha, Austrália, Noruega e Holanda.

Em 2012, Justin Bieber lançou o disco Believe, que já estreou no topo do Canadian Hot 100 e ficou em primeiro lugar no Estados Unidos na Billboard Hot 100, com participações de Drake, Nicki Minaj, Ludacris e Big Sean. O álbum venceu o American Music Awards e em novembro de 2012, adquiriu mais de 1 milhão de cópias e foi platina no Brasil.

<p>Corte de cabelo de Justin Bieber foi bastante copiado</p>
Corte de cabelo de Justin Bieber foi bastante copiado
Foto: Getty Images
Cabelo
Na época do sucesso da música Baby, Bieber se tornou tão popular que até mesmo seu corte de cabelo conquistou os fãs e foi muito copiado por adolescentes ao redor do mundo, recebendo o nome de Biebercut. 

Em 2011, Bieber mudou o estilo e uma mecha foi doada à apresentadora Ellen DeGeneres, que leiloou o item através do site eBay por US$ 40 mil. Os fundos arrecadados foram doados à organização sem fins lucrativos The Gentle Barn, grupo que se dedica a resgatar animais desabrigados.

Confusões e brigas
Mas nem tudo são flores na vida de Justin Bieber e o cantor já virou notícia também pelas confusões que causou, e não só pelo seu sucesso. Ele se envolveu em uma briga com um paparazzo que chegou muito próximo de seu carro quando ele saía de um shopping na companhia da namorada, Selena Gomez, em maio de 2012, na Califórnia, Estados Unidos. O cantor fez um gesto obsceno para o fotógrafo e depois saiu do carro correndo da direção dele. Na confusão, Bieber deixou cair o boné e um de seus tênis, mas recebeu a ajuda de Selena para se recompor. Uma equipe de paramédicos e a polícia foram chamadas ao local para atender o paparazzi, que chegou a registrar queixa contra o astro teen.

Em janeiro de 2013, um paparazzo morreu atropelado ao tentar fotografar uma Ferrari na qual supostamente estaria o cantor canadense. O incidente ocorreu nas proximidades do complexo cultural Getty Center, em Los Angeles, na Califórnia (EUA). 

<p>Justin Bieber se envolveu em brigas com paparazzi</p>
Justin Bieber se envolveu em brigas com paparazzi
Foto: The Grosby Group

Descontente com a constante perseguição dos paparazzi, o cantor foi filmado empurrando e xingando um fotógrafo, em março de 2013, um dia depois de desmaiar no meio de um show em Londres. Nas imagens captadas, o cantor de 19 anos sai de uma van e vai na direção de um fotógrafo para ameaçá-lo com palavrões. Na ocasião, Bieber teria se irritado com as insinuações do homem.

Entre outros casos, Justin foi investigado por condução imprudente depois de supostamente "tirar racha" com sua Ferrari branca nas ruas de seu condomínio. Fontes ligadas ao cantor afirmaram que não era ele dirigindo e provaram isso quando o rapper americano Tyler, The Creator assumiu a culpa pelo incidente.

<p>Um macaco que pertenceu ao popstar canadense Justin Bieber foi levado a um parque de animais selvagens na Alemanha</p>
Um macaco que pertenceu ao popstar canadense Justin Bieber foi levado a um parque de animais selvagens na Alemanha
Foto: AP

Ele também foi investigado por ter atropelado um fotográfo com a mesma Ferrari, em Sunset Boulevard, nos Estados Unidos. Justin Bieber teria saído do clube de stand-up Laugh Factory junto com Lil Twitst, que estava no banco do passageiro. Muitos paparazzi fotografavam a dupla e o ídolo teen teria pedido que eles se afastassem, mas acabou atingindo um deles e um carro estacionado ao deixar o local, sem parar para prestar socorro. 

Além disso, ele também virou manchete porque resolveu doar seu macaco de estimação, Mally, em vez de resgatá-lo de uma cliníca de animais em Munique, na Alemanha. O músico decidiu deixar o bichinho na cidade, depois que ele foi confiscado no País após desembarcar e não apresentar a documentação oficial necessária para a permanência do animal na cidade e ficou em quarentena. Mally, um macaco-prego, foi dado ao cantor em seu aniversário de 19 anos, como presente do produtor musical Jamal Rashid 'Mal' Mally. Ele foi separado de sua mãe quando tinha apenas dois meses de vida.

<p>Na foto, Justin Bieber e Selena Gomez</p>
Na foto, Justin Bieber e Selena Gomez
Foto: Getty Images

Vai e volta com Selena Gomez
Em 27 de fevereiro de 2011, Bieber participou do 2011 Vanity Fair Oscar com a atriz e cantora americana Selena Gomez, confirmando vários meses de especulação da mídia sobre um relacionamento entre os dois.

Em março do mesmo ano, eles assumiram estar namorado, mas entre idas e vindas, o romance parecia ter terminado definitivamente no final de 2012. O namoro dos dois foi conturbado e em abril de 2013, Justin postou uma foto em que aparece ao lado de Selena, dando indícios de que os dois estariam juntos novamente.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade