PUBLICIDADE

Crítico lista suas apostas para o Grammy 2010

31 jan 2010 - 10h04
(atualizado às 10h07)
Compartilhar
SEAN DALY

Uma grande agitação aconteceu quando a premiação do Oscar anunciou que a categoria de melhor filme se expandiria, passando de cinco para 10 indicados este ano. Por quê? Para que o americano comum ficasse entusiasmado com o Oscar, que tem sofrido com a queda na audiência. Afinal, esse espectador adorou Se Beber, Não Case, mas não conseguiria dizer quem é Colin Firth.

Os críticos reclamaram que diluir a categoria filmes com o que é popular, ao invés de ficar apenas com o melhor, iria manchar para sempre a integridade da premiação. Se Beber, Não Case como melhor filme? Ninguém voltaria a levar o Oscar a sério novamente.

E é essa mesma discussão que nos leva à 52ª premiação anual do Grammy, que acontece na noite deste domingo (31). Afinal, "a maior noite da música" não é levada a sério há anos. Enquanto o setor fonográfico descia pela descarga - as vendas de discos caíram 13% em 2009 -, a audiência do Grammy teve fim semelhante. Assim, a academia fonográfica transformou a premiação em si numa reflexão tardia. Ao longo da transmissão de três horas desta noite, apenas alguns gramofones de ouro serão entregues. Ao invés disso, as apresentações dominarão a premiação, de Lil Wayne a Bon Jovi. O show poderia muito bem ser patrocinado pelo iTunes.

A tentativa de atrair a atenção dos espectadores comuns para o Grammy deste ano está mais forçada do que nunca. Os cinco indicados para álbum do ano são Beyoncé, Taylor Swift, Lady Gaga, Black Eyed Peas e Dave Matthews, todos os quais estarão se apresentando. Essa é uma lista de indicados de dar medo, especialmente considerando que o Grammy é uma premiação entre colegas da indústria. Em outras palavras, artistas estão votando apenas em atos que vendem bem nesses tempos apocalípticos. Que bagunça!

Se for de alguma serventia, aqui estão as minhas previsões para as principais categorias da noite. Raramente acerto essas coisas, mas é só porque eu tenho bom gosto.

Álbum do Ano: Taylor Swift é um talento legítimo; vejo seu legado futuro como o de James Taylor. Seu disco Fearless é cativante e prodigiosamente inteligente; ele também está arrebentando recordes na Billboard. O Grammy não quer ficar de fora da festa de Taylor. E o I Am... Sasha Fierce de Beyoncé foi fraco, mas o Grammy a adora porque ela tem classe e é sexy. Dave Matthews (Big Whiskey and GrooGrux King) fica com o lugar dos veteranos este ano, no lugar de Green Day e U2. Quanto a Gaga (The Fame) e o Black Eyed Peas (The E.N.D.), eles estão sendo premiados apenas pelo seu poder de vendas, não por sua arte. Sem chance para uma vitória surpresa de Herbie Hancock este ano. Tudo deve girar em torno dos ricos e bonitos. É meio como uma festa de formatura, mas com mais rapaziada bêbada. Previsão: Fearless, Taylor Swift.

Disco do Ano: Aqui vai um curso de reciclagem sobre o Grammy: o disco do ano vai para o artista e os produtores de uma música; a música do ano vai para os compositores da música. Entendeu? Embora You Belong With Me de Taylor Swift e Use Somebody do Kings of Leon estejam na categoria deste ano, o Grammy vai optar por saudar a música dançante de balançar as cadeiras mais quente do ano. E tenho a sensação de que Fergie vai cometer uma gafe indecente com o vestido. Previsão: I Gotta Feeling, Black Eyed Peas.

Música do Ano: Novamente, Swift e Kings são os mais puros do grupo. Pretty Wings de Maxwell foi legal também. Mas Beyoncé precisa ganhar algo, então pode anotar que ela vai levar essa pelo sucesso simpático das pistas de dança Single Ladies (Put a Ring on It) - não interessa que foram necessárias quatro pessoas para compô-la. Previsão: Single Ladies (Put a Ring on It), Beyoncé.

Melhor Artista Revelação: Dê uma olhada nesse grupo eclético: Zac Brown Band, Keri Hilson, MGMT, Silversun Pickups e Ting Tings. Muito bem, Grammy! Talvez ainda exista esperança para você. Os animadores de rave MGMT são divertidos, Hilson do R&B sabe cantar e compor com o mesmo magnetismo e os Ting Tings talvez sejam minha banda favorita do ano. Mas digo que o Grammy vai para a galera do Chicken Fried que já cultivou uma base de fãs doida e meio cult. Previsão: Zac Brown Band.

Melhor Álbum Country: Se você estiver pensando em apostar o dinheiro do almoço, essa é a aposta garantida número 1. Na verdade, estou com a lista dos indicados a melhor álbum country na minha frente e já me esqueci de todos com exceção de um nome incandescente. Previsão: Fearless, Taylor Swift.

Melhor Álbum de Música Eletrônica/Dance: Aqui vai a aposta garantida número 2. Gaga não vai abocanhar os prêmios mais importantes, mas vai levar esse fajuto. Além disso, durante a pausa para o café amanhã, você não vai estar comentando sobre quem ganhou o quê. Você vai estar falando da apresentação ao vivo de Lady Gaga, que deverá abrir a premiação. Você sabe que ela tem algo selvagem e provavelmente ilegal reservado. O Grammy está contando com isso. Previsão: The Fame, Lady Gaga.

Sean Daly é crítico de música pop do S.P.Times

Crítico aposta em Taylor Swift como grande vencedora do Grammy 2010
Crítico aposta em Taylor Swift como grande vencedora do Grammy 2010
Foto: Getty Images
The New York Times
Compartilhar
Publicidade