BMW Jazz Festival anuncia Chick Corea e muda local de shows
- Mariana Ghorayeb
- Direto de São Paulo
Neste ano, São Paulo e Rio de Janeiro recebem a segunda edição do BMW Jazz Festival, com uma escalação que vai desde revelações aos nomes mais consagrados do gênero. Em coletiva realizada na capital paulista nesta terça-feira (20), no Hotel Fasano, curadores, produtores e o diretor presidente da BMW Brasil receberam a imprensa para apresentar o projeto.
"O jazz é um gênero que tem pouca difusão nos meios de comunicação e acreditamos que ele precisa de apresentações ao vivo para ter continuidade. Como no festival do ano passado, em que vimos muitos jovens na plateia", disse a produtora Monique Gardenberg.
"Escolhemos o jazz (para representar a marca) porque ele tem a beleza das harmonias e também o tema. Você brinca com os improvisos e volta ao tema. Decidimos acolher essa forma de pensar e abraçar o projeto", explicou Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil.
O BMW Jazz Festival anunciou também a escalação completa, que contará neste ano com nove atrações: Chick Corea, Clarke & White; Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; The Clayton Brothers; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire; Nintey Miles; Darcy James Argue's Secret Society; e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer.
O jornalista Zuza Homem de Mello, um dos responsáveis pelo trabalho de pesquisa e seleção do elenco, disse que seu maior estímulo em participar da organização de um festival de jazz é o interesse cada vez maior dos jovens pelo estilo. "Hoje eles estão cada vez mais preparados em uma idade que os grandes músicos não estavam. Louis Armstrong com 20 anos estava aprendendo ainda", lembrou ele.
Em relação ao ano passado, a principal mudança é o local dos shows em São Paulo, que migrou do Auditório Ibirapuera (500 lugares) para o Via Funchal (2.200 lugares). "Isso aconteceu por causa da frustração e da quantidade de reclamações de quem não conseguiu ingressos", explicou Monique. "No ano passado vendemos tudo em duas horas", completou Henning Dornbusch.
Na capital paulista, os shows acontecem no final de semana de 8 a 10 de junho, incluindo uma apresentação aberta ao público e ao ar livre, realizada no Parque Ibirapuera, com shows de Maceo Parker e The Clayton Brothers. No Rio de Janeiro, o festival será novamente no Teatro Oi Casa Grande, de 11 a 13 de junho. O preço dos ingressos ainda não foi definido, mas as vendas começam no dia 14 de abril.
Workshop
Para aumentar ainda mais o estímulo e difusão do jazz, o BMW Jazz Festival vai realizar workshops na EMESP Tom Jobim, durante as tardes que antecedem as apresentações. No comando estarão Chick Corea, Lenny White, Stanley Clarke, Charles Lloyd, Christian Scott (Ninety Miles) e Trombone Shorty, que estará acompanhado pelo baterista de sua banda, Joey Peebles.