PUBLICIDADE

Almir Sater e Renato Teixeira fazem show emocionante em SP

Pela primeira vez juntos nos palcos, os artistas se uniram para apresentar o projeto '+AR', que terá mais quatro shows, na capital paulista

23 mai 2018 - 15h14
(atualizado em 7/6/2018 às 18h14)
Compartilhar

Foi tocando a alma de toda plateia que Almir Sater e Renato Teixeira estrearam a nova turnê do disco “+AR”, continuação do disco ‘AR’, lançado em 2015, nesta semana, no Teatro Opus, em São Paulo.

Recebidos em pé e com muitas palmas por um público ansioso, os artistas mostraram simplicidade ao engatarem um bate-papo sobre o novo projeto, como se estivessem tomando café com amigos na sala de casa.

Almir Sater e Renato Teixeira durante estreia do show da turnê '+AR', no Teatro Opus, em São Paulo
Almir Sater e Renato Teixeira durante estreia do show da turnê '+AR', no Teatro Opus, em São Paulo
Foto: Marcello Fim / Divulgação

“Essa temporada é diferente, é de segunda a quarta-feira. Dia bom de trabalhar”, disse Almir, descontraindo e arrancando risos de todos ao referir-se a rotina da maioria dos músicos, que se apresentam aos finais de semana.

Em seguida, o violeiro contou sobre a nova parceria com Eric Silver, renomado produtor americano, conhecido por trabalhos com Shania Twain, Donna Summer e Cindy Lauper. “Em um belo dia, lá em Nashville (EUA), para fazer um trabalho, me perguntaram se precisava de mais alguma coisa para iniciar as gravações do disco e pedi, já que não custa nada, os melhores músicos, então a produção disse: ‘o Eric Silver pode ajudar’. Em outro momento, pedi um instrumento específico e a resposta foi a mesma. Isso aconteceu mais algumas vezes e o nome era sempre o mesmo: Eric Silver. Então pensei: ‘esse Eric Silver é fantástico. Ele conhece todo mundo, sabe de tudo, soluciona tudo. Quero conhecer!’, e foi aí que surgiu nossa parceria”, disse ao apresentar o famoso produtor que estava junto a eles no palco.

Com um - dos cinco violões que estavam no palco – o sul mato-grossense esquentou a noite da capital paulista com seus acordes perfeitos na companhia de Renato Teixeira, seu parceiro há mais de 30 anos, formando uma sinergia indescritível durante todo o espetáculo, que reuniu novos e alguns antigos sucessos, como a tão esperada ‘Tocando em Frente’.

O cenário foi ambientado por sons do campo, como dos pássaros e da água caindo, inevitável não se sentir próximo da natureza.

Poeta, não só pelas belíssimas composições, Renato mostrou que sua relação com a música é íntima ao senti-la com a alma enquanto seu parceiro embarcava em uma viagem em seu interior nos próprios acordes. Emoção que tomou conta de todo o teatro.

‘AR’ E ‘+AR’ após três décadas de maestria

Em entrevista ao Portal, questionado sobre a parceria vir somente agora, após aproximadamente 30 anos de estrada juntos, Renato foi objetivo: “trabalho há muitos anos fora dos palcos com o Almir, somos amigos, a parceria é sempre muito boa e achamos que chegou a hora, que este era o momento certo”.

Almir Sater e Renato Teixeira
Almir Sater e Renato Teixeira
Foto: Eduardo Galeano / Divulgação

Ao falar do projeto “AR” e “+AR”, Almir Sater contou como os álbuns nasceram. “O Renato tem mania de enviar as canções para vários artistas, mas, dessa vez, eu disse: ‘para de mandar suas músicas para todo mundo, vamos começar o nosso disco’ e deu certo!”.

Do country ao folk sem perder as raízes

Gravados entre a bucólica paisagem da Serra da Cantareira e Nashville (EUA), os álbuns contam com músicas inéditas compostas por Almir e Renato, que trazem reflexões sobre o ambiente rural e, também, o amor, que navegam pelas vertentes do country ao folk moderno.

Uma canção em especial é ‘Flor do Vidigal, que faz ode ao Rio de Janeiro. A mesma foi gravada no final do disco ‘AR’, mas a dupla decidiu guardar para o próximo álbum “+AR”.

Tribo dos poetas

Durante o papo, Renato falou sobre a origem de sua inspiração para compor e exaltou nomes de peso da música popular brasileira, além de grandes poetas. “Tenho alguns bons artistas, como Ary Barroso, Vinicius de Moraes, Noel Rosa entre outros. Sempre busco me inspirar neles e correr atrás de referências em qualquer âmbito da arte, desde que seja de qualidade, inclusive da MPB, claro. Mas, tudo isso, vem de eu ser um cara assim, dessa tribo (dos poetas).”

Amor ao primeiro acorde

Consagrado como um dos mestres no mundo da música, Renato contou que sua relação com a mesma vem desde muito cedo, quando criança. “Com meus nove anos já fazia música. Cresci em um ambiente rodeado por músicos, mas ninguém queria parar para me ensinar, dar aula, então fui correr atrás do meu, do que queria e era apaixonado. Consegui aprender na garra. Inventei minhas próprias músicas e deu muito certo.”

SERVIÇO

Almir Sater e Renato Teixeira

Onde: Teatro Opus - SP (Av. das Nações Unidas, nº 4777 - Alto de Pinheiros/ 4o piso – Shopping Villa-Lobos).

Quando: 23, 28, 29 e 30 de maio, às 21h.

www.teatroopus.com.br

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade