Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A maior letrista de todos os tempos, segundo Morrissey

Para o ex-vocalista do The Smiths, a obra lírica dessa cantora e compositora supera até a de nomes como Bob Dylan

16 mar 2026 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Para muitos, o título de maior letrista da história da música popular pertence a Bob Dylan. Ou, em alguns casos, a Leonard Cohen. No entanto, para Morrissey, ex-líder do The Smiths, a resposta definitiva aponta para uma mulher: a canadense Joni Mitchell.

Morrissey
Morrissey
Foto: Jim Dyson/Getty Images / Rolling Stone Brasil

🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.

Em uma entrevista histórica conduzida pelo próprio Morrissey para a revista Rolling Stone em 1997, o cantor não poupou elogios à artista. Durante o diálogo, ele afirmou categoricamente:

"Você tem um equilíbrio extraordinário com as palavras. Acho que você é a maior letrista que já existiu."

Morrissey foi além, declarando que Mitchell é "muito subestimada" em comparação a outros nomes que a crítica costuma exaltar, mas que, em sua visão, "não são nem de longe tão bons".

Curiosamente, na ocasião Joni Mitchell respondeu aos elogios dizendo:

"Bem, sou muito subestimada pelas coisas com as quais sou comparada, que não são nem de perto tão boas. Mas Dylan... há coisas que ele consegue fazer que eu não consigo."

Morrissey e Joni Mitchell

O encontro entre os dois músicos foi marcado pela admiração mútua e por reflexões sobre a arte, literatura e a indústria. Morrissey, conhecido por suas letras confessionais e muitas vezes sombrias, encontrou em Joni Mitchell um espelho de integridade artística.

Para ele, Mitchell conseguiu elevar a composição popular ao nível da alta literatura, utilizando uma gramática própria e uma honestidade que poucos ousaram replicar.

Um dos pontos da entrevista foi o desdém compartilhado pelo termo "compositora feminina", promovendo separação dos homens. Morrissey questionou Mitchell sobre como ela se sentia ao ser limitada por esse título, ao que ela respondeu criticando a necessidade da crítica de separá-la de seus contemporâneos masculinos:

"Eles sempre tendem a me colocar no mesmo grupo que as mulheres. Eu sempre pensei: 'Eles não colocam o Dylan com os homens do rock; por que fazem isso comigo, com as mulheres?'.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade