4º Festival Rio Bossa Nossa terá Seu Jorge e Daniel Jobim, Maria Gadú e mais na Praia de Ipanema
Apresentado gratuitamente pela Claro, evento que celebra a Bossa Nova contará com shows de Seu Jorge e Daniel Jobim, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Maria Gadú de 23 a 25 de janeiro
O Rio Bossa Nossa, apresentado pela Claro, está de volta para celebrar o verão carioca nas areias da Praia de Ipanema, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, com uma programação que reúne música, esporte, sustentabilidade, acessibilidade e ação social. Em sua quarta edição, o festival apresenta grandes nomes da música brasileira e atividades gratuitas ao ar livre.
Dedicado ao gênero que nasceu no Rio há mais de 70 anos, o evento presta um tributo à estética, ao repertório e à influência da Bossa Nova, que projetou a música brasileira internacionalmente. Inspirada no sol, no céu e no mar eternizados em Garota de Ipanema, a programação valoriza um estilo marcado pela batida de violão, pelo desenho melódico e pela combinação entre simplicidade e sofisticação, mantendo viva uma herança cultural que atravessa gerações.
No palco do RBN de 2026, estão confirmados nomes icônicos da Bossa Nova como Leila Pinheiro e Marcos Valle. Além de parcerias no palco como Leo Jaime com Ricardo Leão (voz e piano) e Maria Gadú junto a Mônica Salmaso e Joyce. No dia 25, em que Tom Jobim celebraria aniversário, sobem ao palco Roberto Menescal cantando com Theo Bial e Cris Delanno; e, fechando a programação com destaque, a apresentação de Seu Jorge com Daniel Jobim.
Apresentada pela Garota de Ipanema Helô Pinheiro e por Pedrinho Salomão, a quarta edição do festival ainda terá a presença especial de Nelson Motta em alguns dias. A curadoria artística do evento é de Emerson Martins (idealizador do projeto), em parceria com Pretinho da Serrinha, que também participa da ação social com Oficinas de Percussão para crianças da comunidade da região.
"Estamos trazendo o espírito da Bossa Nova de volta à praia onde tudo começou, resgatando a essência do Rio e proporcionando um festival que une música, esporte e ações sociais", afirma Emerson Martins, idealizador e responsável pelo projeto.
Além dos shows noturnos, o festival também oferece uma programação diurna repleta de atividades como yoga, ginástica, beach tennis, futevôlei, ideais para quem quer aproveitar o verão de maneira saudável e divertida. Com um formato inclusivo e democrático, o Rio Bossa Nossa é pensado para todas as idades, criando um espaço de lazer para o corpo, a mente e a alma.
Patrocinadora máster do evento, a Claro levará muita conectividade e diversão para o público. "Estamos muito felizes em patrocinar, pela primeira vez, o Rio Bossa Nossa, um evento que exalta a riqueza da música brasileira. Realizado na cidade que é o berço da Bossa Nova no Brasil, o festival integra o calendário oficial do Rio de Janeiro, reforçando sua relevância cultural. A Claro tem uma relação muito forte com a cidade e tem como propósito conectar as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva. Durante o evento, vamos oferecer ativações exclusivas, além do 5G mais rápido do Brasil, para que as pessoas possam compartilhar seus melhores momentos em tempo real", afirma Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A preocupação com a sustentabilidade é um dos pilares do projeto, que adota práticas como gestão eficiente de resíduos, compensação de carbono, distribuição gratuita de água potável e uso de copos reutilizáveis.
A acessibilidade também é prioridade, com rampas de acesso, plataformas elevatórias e banheiros adaptados. O evento estabeleceu ainda parceria com a Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro RIOinclui. As apresentações também vão ter tradução em Libras, garantindo uma experiência inclusiva.
O Festival Rio Bossa Nossa é apresentado pela Claro e conta com patrocínio de Sesc, Sofitel, Amil, Caixa, Prio, Secretaria de Esportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além do apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Riotur. Para a Claro, apoiar a iniciativa reforça o compromisso da empresa com ações culturais abertas e acessíveis.
"Acreditamos no papel da cultura como ferramenta de conexão com as pessoas e com a cidade. Estar presente em um projeto como este, que valoriza a música brasileira e promove acesso, inclusão e sustentabilidade, reflete esse compromisso", afirma a empresa.
Programação de shows:
Dia 23: Bossacucanova; Leo Jaime e Ricardo Leão (voz e piano); Maria Gadú, Mônica Salmaso e Joyce
Dia 24: Leila Pinheiro; Marcos Valle; Orquestra Prio
Dia 25: Em Tom Maior; Roberto Menescal, Theo Bial e Cris Delanno; Seu Jorge e Daniel Jobim interpretam Tom Jobim
Atividades:
Sexta, sábado e domingo: 7 às 9h - Aulas Bodytech
Sexta: 9h30 às 16h - Futevôlei Sábado: 9h30 às 16h - Beach Tennis
Domingo: 9h30 às 16h - Clínicas Futevôlei e Beach Tennis (inscrições pela SYMPLA) a partir de 14 janeiro