O grande talento de Dave Grohl que muitos não notam, segundo produtor
Nick Raskulinecz, que trabalhou diretamente com o Foo Fighters, ressalta que o líder da banda não é apenas um bom baterista ou frontman carismático
Embora tenha sido inicialmente reverenciado como baterista do Nirvana e depois como frontman carismático do Foo Fighters, Dave Grohl possui uma habilidade técnica que, para muitos, ainda passa despercebida.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
De acordo com Nick Raskulinecz, produtor que trabalhou de perto Grohl em álbuns como One by One (2002) e In Your Honor (2005), o verdadeiro "trunfo" do líder do Foo Fighters reside em sua precisão e maestria com a guitarra.
Em uma entrevista recente ao músico e youtuber Rick Beato (via Guitar World), Raskulinecz revelou que ficou impressionado ao descobrir o quão talentoso Dave Grohl é com as seis cordas.
Ele ressaltou:
"Eu não tinha ideia do quão bom guitarrista ele era quando começamos a gravar. Fiquei simplesmente boquiaberto."
Raskulinecz acrescentou:
"Na maioria das gravações, a guitarra é tocada por ele, e depois Chris Shiflett entra e adiciona suas partes, solos e outras coisas. Mas toda a base fundamental dessas músicas é feita por Dave."
Um dos pontos que mais surpreendeu Raskulinecz foi a precisão rítmica de Grohl. Segundo ele, o líder do Foo Fighters é um músico extremamente "tight" ("preciso"), o que facilita imensamente o processo de gravação em estúdio.
O segredo de Dave Grohl
O segredo dessa precisão não é apenas talento nato, mas uma abordagem curiosa: segundo o próprio Dave Grohl, ele toca guitarra exatamente como se estivesse atrás de um kit de bateria. Em entrevista à Guitarist (via Far Out Magazine e site Igor Miranda), o líder do Foo Fighters contou que encara o instrumento com uma visão percussiva.
"Gosto de tocar guitarra como um baterista. Quando olho para uma guitarra, quase a encaro como um kit de bateria, onde a corda Mi (E) mais grave é o bumbo, e o Lá (A) e o Ré (D) são como a caixa". Então, quando estou compondo riffs, uso as cordas e notas mais graves como bumbo e caixas, além das mais agudas como se fossem os pratos."