10 curiosidades sobre o 3º maior festival de moto e rock do mundo
Se você ainda não sabe, vale anotar: o terceiro maior festival de moto e rock do mundo acontece no Brasil. O Capital Moto Week, realizado em Brasília (DF), fica atrás apenas do Sturgis Motorcycle e Daytona Bike Week, ambos nos Estados Unidos, o berço global da indústria e da cultura do motociclismo.
De volta ao quadradinho, o Capital Moto Week comemora 20 anos de estrada e anuncia uma edição histórica para 2023. A expectativa dos organizadores é receber mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo entre 20 e 29 de julho.
Esta edição especial promete bater todos os recordes com a programação, bandas, área, público e - também - com o impacto das ações de inclusão, sustentabilidade e legado social. Em termos de estrutura, o Capital Moto Week não perde em nada para os festivais internacionais. Mais de 130 empresas especializadas em megashows e festivais dentro e fora do Brasil estão envolvidas na montagem de 2023. Toneladas de equipamentos são transportadas para garantir infraestrutura compatível a de um pequeno município, uma verdadeira Cidade do Motociclista.
No ano passado, o festival gerou 12 mil empregos diretos e indiretos, movimentando R$ 55 milhões na economia do Distrito Federal.
Confira as 10 curiosidades sobre o Capital Moto Week:
1. Mais de 5 milhões de pessoas de 10 países dos 5 continentes passaram pelo Capital Moto Week desde a primeira edição, em 2004.
2. Ao longo de seus 20 anos, o Festival recebeu inúmeros nomes da cena local e nacional. Em 2023, a história se repete com um toque especial: serão mais de 100 apresentações de bandas. O Capital Moto Week, que já é considerado o maior palco do rock no Centro-Oeste, baterá o seu próprio recorde.
3. O Festival acontece no Parque de Exposições da Granja do Torto e, em 2023, ocupará uma área de mais de 290 mil metros quadrados, o equivalente a 25 Maracanãs. Com essa proporção, essa será a maior edição de todos os tempos.
4. O complexo, que combina experiências imersivas de festivais internacionais, tem parque de diversões com roda-gigante, bungee-jump, uma tirolesa que cruza pelo alto toda a arena de shows, além de dezenas de outros atrativos.
5. Milhares de apaixonados pelo espírito de liberdade se mudam para o complexo Moto Week todos os anos. Somente em 2022, o festival recebeu 20 mil moradores nos espaços destinados a motoclubes e motogrupos.
6. Mais de 8 mil metros de área verde são destinados a motor homes e carros com barraca de teto que ficam estacionados durante todo o festival com estrutura própria.
7. O tradicional passeio motociclístico do CMW é considerado o maior do mundo! Sai da Granja do Torto e passa por pontos turísticos de Brasília. Em 2023 deve bater o recorde da última edição, quando mais de 45 mil motos percorreram a cidade e voltaram ao local para os shows do último dia.
8. O Festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero pela Zero Waste International Alliance e, todos os anos, zera as emissões de carbono.
9. As dependências são acessíveis e adaptadas para pessoas com deficiência, que tem acesso gratuito ao festival. Além da tradução em libras nos shows, o Camarote Solidário oferece piso elevado para melhor experiência.
10. No quesito combate à fome, somente em 2022, 35 mil pessoas em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas pela doação de 8,6 toneladas de alimentos arrecadados por meio do Ingresso Solidário.