Mãe de Pedro Bial morre um dia após completar 101 anos: 'Uma vida vividíssima'
Apresentador e jornalista confirmou a morte da mãe em homenagem; confira o texto
Morreu, aos 101 anos, Susanne Bial, mãe de Pedro Bial, reconhecida psicanalista e refugiada do holocausto; o jornalista destacou sua vida intensa e marcada por lutas, alegrias e reinvenção.
Susanne Bial morreu na manhã desta sexta-feira, 4, um dia após completar 101 anos. A morte dela foi confirmada ao público por seu filho, o jornalista e apresentador Pedro Bial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Uma vida vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta", escreveu Pedro Bial em uma postagem realizada em seu perfil no Instagram.
Quem foi Susanne Bial?
Nascida em 3 de julho de 1924, em Berlim, na Alemanha, Susanne era psicanalista. Em 2012, ela fez uma rara aparição no Mais Você para prestar uma homenagem ao filho.
"Mesmo se não fosse minha mãe, eu ia cair de admiração pela história dela, pela força, pela garra", disse Pedro Bial em conversa com Ana Maria Braga, na época.
Em 2022, Susanne também participou do Encontro. Durante a participação, novamente para falar do filho, ela afirmou que, apesar do horário, não perdia o programa dele.
Em 2024, a matriarca ganhou um curta-metragem no Globoplay, streaming da Globo. Produzido pelo estudante de cinema José Bial, filho de Pedro, o projeto em formato de documentário traz Susanne Bial contando um pouco sobre sua vida.
Conforme a obra, batizada de Oma, Susanne veio para o Brasil aos 13 como refugiada. Ao longo do vídeo, ela comenta suas experiências — da infância humilde à viuvez precoce, da passagem pelo teatro à vivência na ditadura, além da paixão pela música.
No curta-metragem, ela também conversa com o neto sobre o Holocausto, dando detalhes de como se inventou e reinventou para permanecer viva e criar os filhos com saúde.
Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento. Entretanto, nas redes sociais, principalmente no Instagram, anônimos e famosos prestam homenagens e mensagens de apoio.
"Um abraço carinhoso pra você 🤍", escreveu Fátima Bernardes. "Meu abraço, Pedro!", comentou o músico Toquinho. "Meus profundos sentimentos", disse Eliana.
"DEUS conforte seu coração ❤️ Meus sentimentos 🙏🏽", homenageou o cantor Belo. O ator Leo Jaime também se manifestou: "Meus sentimentos! Que bom que você a teve por tanto tempo!"