Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Literatura online da China amplia número de leitores em esforço de exportação cultural

17 jun 2025 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários

A China contabilizou mais de meio bilhão de consumidores de literatura online no ano passado -- um recorde -- de acordo com um relatório oficial, enquanto o número de usuários estrangeiros também aumentou, à medida que as autoridades promovem o setor como uma ferramenta de exportação cultural.

A literatura online da China, que inclui romances na web em uma variedade de gêneros acessíveis por meio de smartphones, tablets e leitores eletrônicos, teve um boom na última década, com o aumento do número de autores e leitores.

Um relatório do Instituto de Literatura Chinesa, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, informou no domingo que o crescimento foi impulsionado por consumidores mais jovens.

Os leitores com idades entre 26 e 45 anos representaram a metade do total de leitores, segundo o relatório.

O número de consumidores de literatura online na China cresceu 10,6% em 2024 na comparação anual, chegando a 575 milhões, ou quase metade de todos os cidadãos.

O número de usuários estrangeiros, por sua vez, chegou a 352 milhões, incluindo leitores de mais de 200 países, com o mercado crescendo 16,5% em relação ao ano anterior, atingindo um valor de 5,07 bilhões de iuanes (US$706,12 milhões).

O relatório chamou a literatura online de um novo canal para "contar bem as histórias chinesas e aprofundar os intercâmbios e o aprendizado mútuo entre as civilizações", acrescentando que isso melhorou o "poder brando cultural do país". A ficção científica, em particular, estava se desenvolvendo rapidamente, acrescentou.

Com uma taxa de crescimento de 180%, o Japão foi o mercado estrangeiro que se desenvolveu mais rapidamente. Reino Unido, Grécia, Espanha, Brasil, França e Alemanha também apresentaram um forte crescimento, segundo o documento.

A literatura online chinesa tem o maior número de leitores da Ásia, o que representa cerca de 80% de todos os leitores do mundo e mais de 50% da participação no mercado global em termos de valor, de acodo com o relatório.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade