Kendrick Lamar e Lady Gaga lideram indicações ao Grammy 2026
O rapper Kendrick Lamar liderou a lista de candidatos ao Grammy pelo segundo ano consecutivo, com nove indicações anunciadas nesta sexta-feira, superando as sete indicações da estrela pop Lady Gaga na corrida pelos maiores prêmios do setor musical.
"GNX", de Lamar, e "MAYHEM", de Gaga, concorrerão ao cobiçado troféu de álbum do ano na cerimônia do Grammy Awards 2026, em fevereiro. Nenhum dos dois artistas já ganhou o prêmio, apesar das várias indicações na categoria.
Outros indicados na categoria de álbum incluem Bad Bunny pelo álbum em espanhol "Debí Tirar Más Fotos", Justin Bieber, por "Swag", e Sabrina Carpenter, por "Man's Best Friend".
"The Life of a Showgirl", de Taylor Swift, que ganhou o prêmio de álbum do ano quatro vezes, não estava concorrendo porque foi lançado após o encerramento da janela de elegibilidade para o Grammy deste ano.
Bad Bunny, o músico porto-riquenho que se apresentará no show do intervalo do Super Bowl do ano que vem, recebeu seis indicações no total, incluindo para gravação, música e álbum do ano.
Duas músicas de KPop foram indicadas para a categoria de música do ano, um prêmio concedido aos compositores. Elas são "Golden", da trilha sonora do filme de sucesso da Netflix "KPop Demon Hunters", e "APT." de Rose e Bruno Mars.
"APT." também foi indicada para gravação do ano, um troféu concedido a produtores e artistas. Outros na lista incluem "Abracadabra", de Gaga, "luther", de Lamar e SZA, e "DtMF", de Bad Bunny.
Na categoria de melhor artista novo, Olivia Dean e KATSEYE concorrerão com Leon Thomas, Alex Warren e outros. Thomas, um músico de R&B e soul, também recebeu uma indicação para álbum do ano por "Mutt".
Os vencedores do Grammy serão escolhidos pelos cerca de 15.000 membros votantes da Recording Academy e anunciados em uma cerimônia com tapete vermelho em Los Angeles, no dia 1º de fevereiro.