Hospital Criança Conceição em Porto Alegre realiza cirurgia rara de separação de gêmeos siameses
Equipe de mais de 70 profissionais realiza a separação bem-sucedida de intervenção inédita na instituição
No Hospital Criança Conceição (HCC), unidade pediátrica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) com atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma equipe composta por mais de 70 profissionais especializados alcançou um feito notável. Foi realizada uma cirurgia de separação de gêmeos siameses, nascidos em dezembro de 2022 no Hospital Conceição (HNSC). Os bebês, unidos pela base da coluna e diagnosticados como pigópagos, representam apenas o sétimo caso registrado mundialmente dessa condição rara, que afeta um em cada 200 mil nascidos.
Os pais biológicos entregaram os bebês para adoção um mês após o nascimento, e uma equipe multidisciplinar do HCC assumiu o caso quando os pequenos completaram seis meses. Antes da cirurgia, uma simulação detalhada envolvendo equipes cirúrgicas, de enfermagem, neurofisiologia, anestesistas e intensivistas foi realizada para revisar cada etapa do processo. O procedimento, que durou 19 horas, teve início em 29 de junho e foi considerado um sucesso.
Durante o período de preparação para a cirurgia, um casal de mulheres, Estela Maris Baumgarten e Patrícia da Costa Maldonado, apaixonou-se pelos rostinhos dos meninos no aplicativo de adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e manifestou interesse em adotá-los. Quinze dias após a separação, as mães puderam finalmente encontrar seus filhos, Jairo e Gabriel, na UTI. A família agora está reunida em casa, com os meninos continuando o acompanhamento no ambulatório do hospital.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, destacou a importância do sucesso da cirurgia, ressaltando a assistência humanizada e qualificada oferecida pelos mais de 76 profissionais envolvidos no processo. Ele enfatizou o compromisso do Grupo Hospitalar Conceição e do Ministério da Saúde em fortalecer o SUS, proporcionando atendimento de excelência à população que busca os serviços da instituição.
Com a informação GHC.