Holanda devolverá escultura de 3.500 anos ao Egito
A Holanda devolverá ao Egito uma escultura de 3.500 anos que apareceu em uma feira de arte holandesa, disse o primeiro-ministro Dick Schoof no domingo, durante uma visita ao país, onde se reuniu com o presidente Abdel Fattah al-Sisi.
Acredita-se que o artefato em questão, que retrata um autoridade de alto escalão do reinado de 1479-1425 a.C. do faraó Tutmés 3º, tenha sido roubado e exportado ilegalmente, provavelmente durante os distúrbios da Primavera Árabe de 2011, antes de aparecer no mercado internacional de arte.
O "artefato cultural histórico (foi) confiscado em uma feira de arte holandesa" em Maastricht em 2022, disse Schoof, depois que alguém informou anonimamente as autoridades sobre sua origem ilícita.
Uma investigação da polícia holandesa e da inspetoria de patrimônio cultural confirmou que a escultura havia sido saqueada e retirada ilegalmente do Egito. O comerciante que possuía a peça a entregou voluntariamente após a investigação.
O governo holandês disse que espera entregar o artefato ao embaixador egípcio na Holanda até o final deste ano, embora nenhuma data específica tenha sido definida.