Yasmin Brunet faz desabafo após diagnóstico de doença crônica: 'Gritava de dor'
Yasmin Brunet faz desabafo sobre problema de saúde que descobriu recentemente; modelo listou os principais sintomas da doença
Nesta quarta-feira (12), Yasmin Brunet fez um desabafo sobre as questões enfrentadas pelo diagnóstico de lipedema. A modelo, que descobriu o problema de saúde recentemente, explicou que procurou tratamentos adequados e acabou perdendo 14 quilos durante o processo.
O que aconteceu?
Diagnosticada com lipedema, doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura - especialmente na parte inferior do corpo, como pernas e glúteos -, Yasmin Brunet relatou que não sabia de sua condição de saúde antes de participar do Big Brother Brasil 24.
"No BBB eu engordei muito. Já entrei um pouco acima do peso porque estava inflamada, e lá engordei mais ainda. Nunca estive tão inflamada na minha vida. Sentia muita dor sempre e pedia remédio para a produção. Até então, eu não sabia que tinha lipedema. Achava que era problema de circulação", contou, em entrevista ao Jornal O Globo.
Dificuldades no dia a dia
A modelo explicou que já tinha procurado tratamentos para acúmulo de gordura anteriormente, sendo diagnosticada erroneamente com edema linfático. "Quem sofre disso toma diuréticos e faz massagens para reter menos líquido, mas eu nunca melhorava. Não fazia massagem porque, quando tocavam na minha perna, eu gritava de dor. A sensação de estar inflamada com lipedema é como tocar em uma ferida aberta. Não suportava o toque", desabafou.
Com o agravamento da doença, Yasmin sentiu o impacto no dia a dia. "Quando o lipedema está muito inflamado, como acontecia comigo no BBB, você não consegue ficar em pé, andar, nem se movimentar direito. Sente peso, dor, desconforto e perde mobilidade. Não consegue correr, ficar muito tempo em pé ou sentado porque tudo dói. É um desconforto constante", relatou.
Tratamento
Em dezembro, Yasmin compartilhou em suas redes sociais que perdeu 14kg de gordura após o tratamento contra o lipedema. Com acompanhamento de um cirurgião vascular, a modelo explicou que cortou o glúten para garantir resultados mais eficientes.
"Olha esse antes e depois, estou muito chocada", disse. "E não é só a largura, é a qualidade da pele. Porque o lipedema deixa a perna assim, bem ondulada", falou.