Reviravolta! Após absolvição, Daniel Alves será julgado novamente na Espanha; entenda
Daniel Alves será julgado novamente na Espanha por estupro; jogador foi absolvido em março e Ministério Público recorreu à decisão
Mais uma reviravolta no caso de Daniel Alves! Nesta quarta-feira (07), o Ministério Público de Barcelona recorreu à decisão de absolvição do jogador, que foi condenado por estupro em 2022. Em março, o brasileiro foi inocentado pela Justiça da Espanha, mas a defesa da vítima conseguiu reabrir o caso para novo julgamento.
Como Daniel foi inocentado?
Em março de 2025, o Tribunal de Justiça da Catalunha decidiu, de forma unânime, que a mulher que denunciou Daniel Alves teria apresentado uma série de lacunas, imprecisões, incoerências e contradições quanto aos fatos. Os juízes optaram por anular a condenação do jogador, reforçando que este fato não significa que o ato tenha ou não acontecido.
No mês seguinte, o Ministério Público apresentou um recurso ao Tribunal Supremo da Espanha, pedindo que o caso fosse reaberto e um novo julgamento acontecesse. A solicitação foi acatada pela Justiça e pode trazer diferentes rumos à história.
Lembre o caso
Em 30 de dezembro de 2022, uma mulher espanhola denunciou Daniel Alves por estupro. Segundo ela, os dois estavam na mesma boate em Barcelona, e o ato foi cometido dentro do banheiro. Exames de corpo de delito comprovaram a existência de sêmen na vagina da jovem, e funcionários do local comprovaram sua versão, dizendo que ela saiu do banheiro muito abalada.
Na ocasião, três elementos comprovaram o abuso, que seriam: lesões no joelho da vítima, seu comportamento ao relatar o caso, e a existência de sequelas e traumas. A sentença considerou o atleta culpado pois: "O acusado agarrou bruscamente a denunciante, a derrubou ao chão e, impedindo-a de se mover, penetrou-a vaginalmente, apesar de a denunciante dizer que não, que queria ir embora. Com isso, se configura a ausência de consentimento, com o uso de violência, e com acesso carnal".
Qual foi a condenação?
Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão, além de indenização de 150 mil euros (R$ 804 mil) à vítima por danos morais e físicos. Após um ano atrás das grades, o ex-jogador pagou uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,5 milhões), e passou a cumprir sua pena em liberdade condicional, desde março de 2024.
A nova decisão em 2025, no entanto, anulava a condenação anterior por "falta de fiabilidade do depoimento" da mulher, "indicando expressamente que o que relata não corresponde à realidade". No momento, a reviravolta pode trazer ainda mais mudanças para o caso.
Quem é Daniel Alves?
Daniel Alves é um ex-jogador de futebol brasileiro, nascido em Juazeiro, Bahia, em 6 de maio de 1983. Reconhecido como um dos maiores laterais-direitos da história, conquistou 43 títulos oficiais por clubes como Barcelona, Juventus, PSG e São Paulo, além da Seleção Brasileira. Em 2023, foi condenado por agressão sexual na Espanha, e em março de 2025, teve a sentença anulada por falta de provas. É casado com Joana Sanz, que está grávida. Agora, enfrenta uma nova reviravolta no processo.