Relembre a última apresentação de Arlindo Cruz, em 2017
Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira, 08, após sequelas de um AVC
Arlindo Cruz, que faleceu nesta sexta-feira aos, 08, 66 anos, fez sua última apresentação em 16 de março de 2017, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Na ocasião, participou da estreia do espetáculo musical Cartola - O Mundo é um Moinho, marcando sua primeira experiência como compositor para teatro.
Essa performance aconteceu um dia antes de o sambista sofrer o acidente vascular cerebral (AVC) que deixou sequelas permanentes. O momento foi relembrado por Marcos Salles, autor da biografia O Sambista Perfeito: Arlindo Cruz, durante entrevista ao Brito Podcast, em julho deste ano. "O último palco em que ele pisou foi aqui no Rio, no Teatro Carlos Gomes, no musical do Cartola. Ele era o convidado especial daquela noite", contou.
Na época, Arlindo comentou sobre o desafio inédito de compor, junto a Igor Leal, o samba-enredo Mestre Cartola, interpretado no musical em homenagem ao artista [1908 - 1980]. "A ideia é fazer com que as pessoas saiam sonhando e lembrando do musical", disse ao jornal Extra antes da estreia, que recebia um cantor convidado a cada semana. "É a primeira vez que faço trilha para teatro e, já na minha estreia, falo desse mestre, que influenciou minha geração e é um personagem que balizou a música".
AVC
Arlindo foi o primeiro convidado especial do espetáculo. "O refrão da música que compomos diz: 'A sorrir eu pretendo levar minha vida inteira. Ouvindo Cartola. Curtindo Mangueira'. Estamos evocando Cartola", acrescentou na época.
O derrame ocorreu no dia seguinte, 17 de março de 2017, quando o cantor se preparava para um show em Osasco, na Grande São Paulo. A apresentação foi cancelada e ele não voltou mais aos palcos.
"Se a luz do sol não para de brilhar
Se ainda existe noite e luar
O mal não pode superar" faz a passagem um dos maiores maiores sambistas brasileiros. Sua música tocou morros, becos e em cada canto do país. Que seja linda sua passagem, Arlindo Cruz.
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) August 8, 2025