Quem era Nihal Candan? Influenciadora morreu com 22 kg após luta contra transtorno
Saiba quem era Nihal Candan, a jovem de 30 anos que faleceu após dias internada; saiba mais detalhes
ALERTA: O texto abaixo aborda um transtorno alimentar em estado grave, podendo causar gatilhos. Se você sofre com distorção de imagem, tem uma relação problemática com a comida ou está se sentindo mal com sua forma física, procure ajuda psicológica, psiquiátrica e nutricional. Ou ligue 188, Centro de Valorização da Vida (CVV).
A mídia se surpreendeu com a notícia da morte de uma influenciadora de apenas 30 anos que faleceu com 22,5 kg. A jovem chamada Nihal Candan estava internada há alguns dias devido a um quadro de transtorno de anorexia e não resistiu às consequências do diagnóstico. Mas quem era ela?
Quem era Nihal Candan?
Nihal era uma jovem turca que fazia parte do programa 'Bu Tarz Benim'. Conhecida no país por suas participações em programas de TV, ela conciliava a vida nas telinhas com seu trabalho como influenciadora. Tanto é que ela acumulava quase 1 milhão de seguidores em seu perfil oficial do Instagram.
A loira lutava contra a anorexia nervosa há alguns anos. Segundo sua irmã, Bahar, ela estava entre a vida e a morte: "Minha irmã foi levada ao hospital, ela tem anorexia - façam alguma coisa, minha irmã está morrendo. Espero que vocês possam sentir remorso por caluniar uma jovem dessa forma e arruinar a vida dela".
A famosa se ausentou das redes sociais no ano passado, mais especificamente em setembro. Seu último post, feito no dia 28 daquele mês, mostra Nihal se alongando antes de um treino na academia. Ela costumava compartilhar registros fazendo exercícios físicos, principalmente yoga ao ar livre.
O luto da irmã
Bahar vem compartilhando alguns registros da irmã na última semana. Ela mostrou alguns cliques do velório particular feito pela família e também publicou um vídeo mostrando a trajetória de Nihal na televisão.
A anorexia
A anorexia é um dos transtornos alimentares que mais atinge mulheres pelo mundo, seguido da bulimia. O distúrbio leva o paciente a ter uma visão distorcida do próprio corpo, gerando uma obsessão pela sua forma física, pelo peso e pela comida. O principal sintoma é a prática de jejum ou a prática excessiva de exercícios físicos para queimar calorias. Em casos graves como o de Nihal, a pessoa pode chegar a um peso muito abaixo do limite saudável, podendo apresentar diversas consequências à saúde.
Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro são afetadas por algum distúrbio alimentar. Vale lembrar que os transtornos alimentares nem sempre são visíveis fisicamente e tendem a ser batalhas silenciosas nos pacientes.
View this post on Instagram