Quem é 'Grandão'? 'Síndico da Penha' comandava traficantes e fugiu na megaoperação
'Síndico da Penha' comandava traficantes e era um dos principais procurados da polícia; saiba quem é
A Polícia Civil e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) tinha uma lista de procurados ao entrar nos complexos do Alemão e da Penha nesta última terça-feira (28). Entre eles estava Grandão, conhecido como Síndico do Penha.
Segundo a Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o homem é o principal gerente do Comando Vermelho e organizava o dia a dia dos traficantes no Complexo da Penha. Mas quem é ele?
Washington César Braga da Silva, conhecido na comunidade como o Síndico da Penha, era responsável por:
- Cuidar do pagamento dos traficantes;
- Fazer escalas de plantão de segurança nos principais pontos de venda de drogas;
- Montar estratégias de defesa;
- Definir normas de comportamento do CV;
- Gerenciar volumes financeiros.
Sabe-se que Grandão também era a pessoa mais próxima do traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, chefe dos traficantes das ruas. Ambos conseguiram fugir pelas rotas alternativas na última terça-feira (28) e seguem desaparecidos.
A megaoperação
A "Operação Contenção", realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, entrou para a história como a ação policial mais letal do país, superando até o massacre do Carandiru, em 1992. Ao todo, 121 pessoas morreram e mais de 50 foram presas durante a ofensiva que envolveu cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, com apoio de blindados e helicópteros.
Segundo as autoridades, o objetivo era cumprir mandados contra líderes do Comando Vermelho, mas a operação se transformou em uma verdadeira guerra urbana, com intensos tiroteios, casas invadidas e moradores aterrorizados pela violência.