Preta Gil foi a Xuxa de Marlene Mattos na Band por alguns meses em 2004; relembre
Diretora que catapultou Xuxa à fama acreditava que Preta seria a 'Oprah Winfrey brasileira'
Em 2004, Preta Gil apresentou o programa "Caixa Preta" na Band sob direção de Marlene Mattos, mas a atração foi cancelada após baixa audiência e críticas, encerrando sua passagem como apresentadora em três meses.
A cantora Preta Gil teve diversas profissões ao longo de sua carreira, e apresentadora foi uma delas. Em junho de 2004, ela foi contratada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação para apresentar um programa semanal chamado Caixa Preta. Sob supervisão de Marlene Mattos, a ideia era que ela fosse a nova Xuxa da diretora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Como Preta Gil se tornou apresentadora?
Na época, a emissora do Morumbi, bairro nobre de São Paulo, passava por uma boa fase. Gilberto Barros fazia bastante sucesso com o Sabadaço, e Marlene Mattos, recém-saída da Globo, queria fazer algumas apostas para melhorar o cenário da emissora.
A diretora, que ficou famosa por levar Xuxa Meneghel ao estrelato, tinha acabado de romper com a Rainha dos Baixinhos e havia sido contratada pela Band para fazer "sua mágica" nos estúdios do Morumbi. Com isso, ela indicou a contratação de Preta Gil e também de Kelly Key, que na época apresentou o desenho Os Cavaleiros do Zodíaco.
Como foi a estreia de Preta Gil?
Desde o início, talvez a fim de reduzir as expectativas em torno de sua estreia, Preta Gil reconheceu que não tinha experiência como apresentadora. Na época, ela tinha acabado de se lançar também como cantora e estava no início de sua vida artística.
"Tento não me censurar tanto para não me travar, mas também não me liberar muito para não escrachar e a Band ter que tirar o programa do ar. Estou numa emissora familiar", disse Preta, em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, na época.
A estreia gerou bastante curiosidade no público e, talvez por isso, garantiu 5 pontos de audiência, conforme dados coletados pelo Kantar Ibope. Na mesma faixa, antes, a Band costumava marcar 2 pontos, o que foi considerado um ótimo crescimento.
Por que o programa de Preta Gil foi cancelado?
Na segunda exibição, o programa começou a ser criticado e a registrar queda progressiva de audiência. A imprensa especializada chamou o Caixa Preta de "sem conteúdo". Com isso, nas semanas subsequentes, a atração registrou 2 e 3 pontos, chegando a 0,8 em uma outra edição.
Devido à dificuldade de audiência, além da falta de patrocinadores, a Band decidiu encerrar antecipadamente o contrato com Preta Gil. Ela, que estava contratada até 2005, foi demitida em novembro de 2004, três meses e meio após estrear na telinha.
Na época, Marlene Mattos defendeu sua escolha --e Preta. Em declaração, chegou a afirmar que, se dessem mais tempo à artista, ela se tornaria a “Oprah Winfrey brasileira”.
"Foram só três meses. E a Preta não era apresentadora. É difícil uma atração emplacar de cara. É preciso insistência, investimento, aprendizado, críticas... E no ar. Para mim, ela é a Oprah Winfrey brasileira", disse Marlene, em entrevista ao Estado de S. Paulo.
Anos depois, Preta Gil chegou a ancorar esporadicamente o TVZ (Multishow). Também na televisão, fez algumas participações em novelas, como Os Mutantes (Record), entre 2007 e 2008, e também em Agora é que São Elas (Globo), em 2003.
