Pedro Bial revela que biografia de Isabel do Vôlei nasceu de um pedido da família
Jornalista contou que a ideia do livro partiu dos filhos da atleta, com o objetivo de eternizar sua trajetória e inspirar as próximas gerações
O jornalista e escritor Pedro Bial revelou que a biografia "Isabel do Vôlei da Vida" nasceu de um pedido especial da família de Isabel Salgado, ícone do esporte brasileiro. Lançada em agosto deste ano, a obra apresenta uma narrativa afetiva e pessoal, escrita em formato de carta, que reflete a profunda admiração de Bial pela amiga, com quem compartilhou a juventude em Ipanema, no Rio de Janeiro. Isabel morreu aos 62 anos, em novembro de 2022, vítima de uma síndrome respiratória aguda.
De acordo com o Portal Caras, Pedro Bial deixa claro já nas primeiras páginas que o livro não busca neutralidade, mas emoção. "Tua morte é um escândalo", escreve o autor, que revisita memórias, conquistas e valores de Isabel em tom de diálogo direto. A ideia da biografia partiu dos filhos da jogadora, Carol, Pedro e Maria Clara Salgado, também atletas, que pediram ao jornalista que registrasse a história da mãe. "Eles me chamaram dizendo que queriam que os netos da Isabel soubessem quem ela foi. Desde o início, foi um caminho afetivo", contou Bial.
Durante o processo de escrita, Pedro Bial enfrentava o luto pela perda de sua mãe, aos 101 anos. O autor admitiu que o momento influenciou a criação da obra. "Enquanto eu falava da Isabel, também falava sobre mim, sobre a morte da minha mãe. Foi tudo muito misturado", revelou.
A biografia destaca a trajetória inspiradora de Isabel Salgado, que participou de duas Olimpíadas, conquistou seis medalhas em campeonatos mundiais e foi a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior. Além disso, a atleta teve papel importante na luta pela igualdade e representatividade das mulheres no esporte. "A Isabel nunca se disse feminista, mas foi fundamental para a emancipação feminina", observou Bial.