Marcelo VIP, apontado como um dos maiores golpistas do Brasil, morre aos 49 anos
Marcelo Nascimento Rocha ganhou notoriedade após se passar por um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas
Marcelo Nascimento Rocha, conhecido como Marcelo VIP, faleceu aos 49 anos em Curitiba; famoso por seus crimes de estelionato, inspirou o filme "VIPs" e nos últimos anos atuava como escritor e palestrante.
Marcelo Nascimento Rocha morreu aos 49 anos em Curitiba na última terça-feira, 9. Mais conhecido como Marcelo VIP, ele era apontado como um dos maiores golpistas do Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A notícia do óbito foi compartilhada no Instagram pelo amigo e advogado dele, Nilton Ribeiro. “Um cliente que se tornou um grande amigo! Hoje [terça-feira] nós nos despedimos do grande Marcelo VIP”, escreveu em legenda de story. “Descanse, meu querido amigo”, desejou em outra postagem.
A fama de golpista de Marcelo Vip começou em 2001, durante o Recifolia, em Recife (PE), no qual ele se apresentou como filho de um dos fundadores da companhia Gol Linhas Aéreas — inclusive, concedendo entrevista ao apresentador Amaury Jr.
No decorrer da trajetória subversiva, Marcelo fez amizades com grandes nomes da mídia e também fingiu ser músico e atleta. Tantas mentiras o levaram a ser condenado a 34 anos de prisão por estelionato, falsidade ideológica, roubo de avião, entre outros crimes.
As tramoias do golpista acabaram inspirando o longa VIPs (2010), estrelado pelo ator Wagner Moura. Na época das gravações, Marcelo cumpria pena na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. Em 2014, passou a cumprir pena em casa. No entanto, quatro anos depois, voltou a ser preso, sob acusação de forjar documentos para progressão de regime.
Nos últimos anos, Marcelo VIP se dedicava às carreiras de escritor e palestrante.