PUBLICIDADE

De subcelebridade a figuras da política: 'Choquei' virou referência de notícias na web

Perfil de fofocas, que 'hitou' ao cobrir política, se prepara para a Copa e colaboração de peso: a ex-dançarina Gretchen, musa da página

14 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Raphael Sousa, fundador do perfil Choquei
Raphael Sousa, fundador do perfil Choquei
Foto: @raphaelsoux

Às 18h58 de 30 de outubro, 50 minutos antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar oficialmente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como o presidente eleito, a página 'Choquei' já cravava: "URGENTE: Lula é o 39º Presidente do Brasil!". Não era oficial, mas rendeu ao perfil, especializado em fofoca de celebridades, mais de 350 mil interações no Twitter e 1 milhão no Instagram.

O fato de um perfil de fofoca de celebridades cobrir o segundo turno das Eleições 2022 chamou atenção dos internautas, que ora brincavam com a discrepância das pautas, ora realmente se informavam pelo canal, que começou em 2014 a partir de uma brincadeira.

"A criação do perfil doi despretensiosa. Eu lembro que li uma matéria falando que o Instagram seria uma tendência para viralizar conteúdo no futuro. Na época, o Facebook é que predominava. Então, enquanto vendedor de chip da Tim, eu criei o perfil e comecei a postar notícias esporadicamente e usando sempre um tom de brincadeira, de sátira", explica Raphael Sousa, de 28 anos, fundador da página, em entrevista ao Terra

'Choquei' furou a bolha

O tom utilizado nas chamadas levou o 'Choquei' a ganhar espaço e seguidores no Instagram, até que em fevereiro de 2022, quando resolveu noticiar o início da Guerra na Ucrânia, o perfil furou a bolha. A decisão, de fato, nem foi de Raphael, mas de um colaborador que viu no assunto uma possibilidade de alcançar mais audiência para o canal.

Na época, seguidores apoiaram a cobertura do 'Choquei', já que os veículos tradicionais de imprensa estavam com dificuldade para confirmar e difundir informações sobre o assunto. Mas houve também quem criticasse a falta de expertise da equipe com o português e a ausência de tato com as informações.

Apesar disso, Raphael assegura que o saldo foi majoritariamente positivo. Evidência disso são os memes, como o "Correspondente da 'Choquei' direto da Ucrânia".

De celebridades à guerra, o único assunto vetado no perfil era política, mas isso também caiu por terra com a chegada das Eleições 2022. Em reunião com a equipe de oito pessoas, Raphael percebeu que todos, além de atentos ao assunto, eram  apoiadores do candidato petista. A partir disso, decidiram mergulhar de cabeça na cobertura, com um viés editorial claro, e aumentar de forma expressiva o engajamento da página. 

Raphael Sousa, fundador do perfil Choquei
Raphael Sousa, fundador do perfil Choquei
Foto: @raphaelsoux

A postagem sobre a vitória de Lula, por exemplo, rendeu 79 mil comentários e 1,3 milhão de curtidas no Instagram. No Twitter, o mesmo conteúdo obteve 286 mil curtidas, um recorde de engajamento para a página.

De acordo com Raphael, o perfil também ganhou 160 mil novos seguidores no Twitter e outros 60 mil no Instagram durante o segundo turno das eleições presidenciais.

Correspondente 'Choquei': o futuro do meme

O meme que começou na Guerra da Ucrânia continuou durante as eleições e no pós-apuração, com a ocorrência dos bloqueios ilegais de rodovias federais feitos por apoiadores de Jair Bolsonaro. A imagem de Gretchen segurando um microfone ganhou novos cenários, acessórios, legendas e continua se adaptando à cobertura.

Ao contrário do que se possa pensar, Raphael Sousa garante que não tem nada a ver com a criação do meme, mas a repercussão foi tanta que a própria rainha do rebolado se empolgou e participou da brincadeira. Mas o meme agora é sério: os dois fecharam um contrato publicitário com uma empresa de sanduíches para reeditar o meme, desta vez de forma mais profissional.

De acordo com apurado pela reportagem, o valor da campanha é "simbólico", apenas por diversão dos envolvidos e seus respectivos seguidores. A campanha deve ser divulgada a partir da segunda quinzena de novembro.

Com o fim das Eleições 2022, o 'Choquei' e sua equipe se deslocam para o Catar para cobrir a Copa do Mundo e trabalhar em uma campanha publicitária com Ronaldinho Gaúcho. Depois, a trupe voltará ao Brasil e seguirá direto para Fortaleza (CE), onde participará da cobertura da 'Farofa da Gkay', tradicional festa de aniversário da influenciadora.

Além disso, Raphael Sousa já se programa para assistir à posse de Lula em Brasília, em 1º de janeiro de 2023. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade