De onde veio o nome de Preta Gil? Gilberto Gil lutou para registrar a filha
Nome de Preta Gil foi decidido pelo pai, que brigou no cartório para poder registrar a filha; relembre
Faleceu neste domingo, 20, a cantora Preta Gil após dois anos de batalha contra o câncer colorretal. A famosa de 55 anos morreu nos Estados Unidos, onde estava fazendo um tratamento experimental. O nome de Preta foi pensado especialmente pelo pai, Gilberto Gil, que registrou a filha no Rio de Janeiro de 1974.
De onde veio o nome?
O nome de Preta foi escolhido a dedo pelo cantor, que precisou argumentar no cartório para registrar a bebê. "Na minha casa, 'Preta' se tornou nome próprio. Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: 'Preta?' Eu disse: 'Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas'. Aí ela colocou", relembrou o artista no X, o antigo Twitter.
Preta, além do pai icônico e das raízes musicais, também possui uma família cheia de artistas: "Nasceu em berço 'esplêndido': filha de [Gilberto] Gil, sobrinha de Caetano [Veloso] e afilhada de Gal Costa (...) Cresceu em meio a muitas cores, sabores e estímulos daquilo que poderíamos chamar de 'geleia geral' da cultura musical das últimas três décadas", diz a biografia da famosa.
O FALECIMENTO
Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde estava em tratamento experimental contra um câncer. A cantora, que lutava contra câncer colorretal desde janeiro de 2023, teve uma piora significativa e precisou voltar ao hospital. Entretanto, não resistiu. CONTINUE LENDO.