Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corpo de Luis Fernando Verissimo é enterrado no Rio Grande do Sul

Velório, que começou por volta de meio-dia, foi aberta ao público neste sábado, 30

30 ago 2025 - 14h23
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O corpo do escritor Luis Fernando Verissimo, falecido aos 88 anos, está sendo velado na Assembleia Legislativa do RS e será sepultado em cerimônia restrita após despedida aberta ao público.

O corpo do escritor, cronista e músico Luis Fernando Verissimo foi enterrado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS), no início da noite deste sábado, 30. A cerimônia foi reservada a familiares e amigos. 

Mais cedo o escritor foi velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em cerimônia aberta ao público. Após o velório, o corpo seguiu em cortejo fúnebre até o cemitério, onde foi sepultado por volta das 18h.

Luis Fernando Verissimo morreu nesta madrugada após cerca de três semanas internado, com quadro de pneumonia.

O escritor Luis Fernando Verissimo fará 89 anos mês que vem
O escritor Luis Fernando Verissimo fará 89 anos mês que vem
Foto: Lindomar Cruz/Agência Brasil

Gaúcho, Verissimo tinha 88 anos e, nos últimos anos, apresentou problemas cardíacos e foi diagnosticado com a doença de Parkinson.Em 2016, o escritor foi submetido a uma cirurgia de implante de marca-passo definitivo. Já em 2021, o autor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Relembre sua vida e carreira

Morre Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do Brasil, aos 88 anos:

Luis Fernando Verissimo era escritor, tradutor, roteirista, dramaturgo e romancista brasileiro. Ao todo, tem mais de 70 livros publicados e cerca de 5,6 milhões de cópias vendidas. Além de obras próprias, costumava ser colunista de jornais tradicionais, como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora.

Seu primeiro livro, O Popular, foi lançado em 1973. Em 1981, alcançou notoriedade nacional com o livro O Analista de Bagé, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. Na época, os exemplares da primeira edição se esgotaram em dois dias. Em paralelo à carreira na literatura, também se destaca por seu talento na música. Saxofonista, chegou a tocar em alguns conjuntos, como Renato e seu Sexteto.

Nos anos 1960, mais especificamente entre 1962 e 1966, morou no Rio de Janeiro, onde conheceu e se casou com Lúcia Helena Massa, com quem estava casado até hoje. Juntos, tiveram três filhos: Fernanda (61), Mariana (58) e Pedro (55).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade