Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como está Lexa? Psicólogo explica quadro mental da cantora após perda da bebê

LUTO PERINATAL: Entenda como está Lexa, que perdeu a pequena Sofia três dias após o nascimento; veja

10 fev 2025 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários
Como está Lexa? Psicólogo explica quadro mental da cantora após perda da bebê
Como está Lexa? Psicólogo explica quadro mental da cantora após perda da bebê
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

A cantora Lexa contou que sua primeira filha com o noivo Ricardo Vianna faleceu neste mês. Segundo ela, Sofia nasceu com 25 semanas no dia 2 de fevereiro, mas acabou não resistindo e falecendo no dia 5. A funkeira estava internada há mais de duas semanas para tratar um quadro de pré-eclampsia e precisou adiantar o parto para tentar salvar a vida de sua primeira herdeira.

Como Lexa está?

Segundo o psicólogo Alexander Bez, o "luto perinatal é uma experiência dolorosa e muitas vezes incompreendida". O especialista explica: "[O luto] não representa apenas a perda de um bebê, mas também o rompimento de laços que já estavam sendo criados, a interrupção de planos, sonhos e de um futuro imaginado com amor".

É provável que, agora, a mente da funkeira esteja ocupado com um mix de sentimentos: "Esse tipo de luto pode despertar sentimentos de culpa, vazio e desamparo, tornando ainda mais desafiador encontrar uma rede de apoio que realmente acolha essa dor. Mesmo bem-intencionadas, muitas pessoas ao redor não sabem como agir e, sem querer, acabam minimizando esse sofrimento, o que pode levar os enlutados a um maior isolamento".

Como lidar?

Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA), Bez explica que o luto é inevitável e é preciso ser vivido por cada um de forma individual. "É essencial que os pais que enfrentam essa experiência reconheçam que o luto é um processo único para cada indivíduo, e não há um tempo certo para superá-lo", disse. "Permitir-se sentir, validar as próprias emoções e encontrar acolhimento são passos fundamentais nesse caminho".

Ele ainda indicou que Lexa e o noivo busquem ajuda profissional para lidar com a dor: "No caso do luto perinatal, o acompanhamento psicológico desempenha um papel essencial, ajudando os pais a se reconectar com a vida e a ressignificar essa experiência. Além de proporcionar um espaço seguro para a expressão dos sentimentos, esse apoio também auxilia na construção de uma narrativa que honre a memória do filho e permita que os pais sigam em frente."

View this post on Instagram

A post shared by Lexa (@lexa)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade