Como Claudia Raia engravidou? Entenda 'milagre' que fez atriz reverter a menopausa
Claudia Raia engravidou de Jarbas Homem de Mello aos 55 anos, idade considerada impossível para gestações
Claudia Raia voltou a ter a gravidez do filho Luca, ocorrida aos 55 anos, colocada em dúvida. A polêmica ressurgiu após a médica Fabíola Bacelar afirmar, em entrevista ao 1808 Podcast, que a atriz teria mentido ao dizer que engravidou de forma natural. Segundo a profissional, uma gestação espontânea após a menopausa seria "quase impossível", levantando a suspeita de que Claudia teria omitido o uso de técnicas de reprodução assistida.
Diante da repercussão, volta também à discussão o que a própria atriz e seus médicos explicaram na época: Claudia não engravidou por inseminação artificial. A gestação foi espontânea, mas ocorreu após um processo hormonal intenso em preparação para uma fertilização in vitro (FIV). Entenda como a artista conseguiu gestar após os 50 anos:
Claudia Raia estava se preparando para uma FIV
A atriz e o marido, Jarbas Homem de Mello, iniciaram em 2022 um protocolo para tentar engravidar por fertilização in vitro usando óvulos congelados pela atriz em anos anteriores. O processo, porém, não avançou pois os embriões não se desenvolveram adequadamente.
Segundo o casal, os hormônios da FIV "reativaram" o funcionamento dos ovários uma vez que, para iniciar o tratamento, é comum que mulheres recebam altas doses de hormônios, entre eles estrogênio e outros estimuladores de ovulação. No caso de Claudia, que já estava na menopausa, esse protocolo acabou provocando um efeito inesperado: o organismo respondeu aos hormônios, reativando o ciclo menstrual e a ovulação.
A gravidez aconteceu naturalmente
Após notar mudanças no corpo, Claudia descobriu que estava ovulando. Pouco tempo depois, engravidou sem realizar o procedimento de FIV. Segundo seus médicos, o estímulo hormonal teria criado condições excepcionais para que uma ovulação ocorresse, algo raro, mas possível.
Profissionais de reprodução assistida afirmam que gestações espontâneas durante ou após preparações hormonais para FIV podem acontecer, embora sejam extremamente raras, especialmente em mulheres acima dos 50 anos.
Apesar das explicações médicas, o episódio voltou a ser questionado nas redes sociais por profissionais que consideram improvável uma ovulação natural após a menopausa. Não há, no entanto, comprovação de que a atriz tenha recorrido a outro método além do que relatou.