Cateter 'de celular' e arrecadação milionária: a história do jogador que fingiu ter câncer e enganou até o empresário mais rico da Irlanda
DJ Carey criou a farsa por enfrentar uma grave crise financeira após a falência de sua empresa.
O ex-jogador de hurling DJ Carey, um dos mais conceituados da Irlanda, foi condenado a 5 anos e meio de prisão. O motivo? O atleta arrecadou mais de 400 mil euros, quase R$ 2,5 milhões, para custear seu tratamento de câncer. O problema é que ele nunca esteve doente e abriu a vaquinha para quitar dívidas com um banco.
Na sentença, o juiz destacou que Carey se aproveitou da fama e da credibilidade conquistadas durante a carreira para "explorar a bondade das pessoas". "As vítimas eram pessoas bem-intencionadas que acreditaram que estavam ajudando alguém em sofrimento", diz a decisão.
Os golpes ocorreram durante 8 anos e 22 pessoas perderam dinheiro, entre elas, Denis O'Brien, empresário bilionário que já foi a pessoa mais rica da Irlanda. Ele doou 125 mil euros (R$ 775 mil) e forneceu transporte e hospedagem. Carey se declarou culpado por 10 crimes relacionados a fraude. No total, 13 denunciantes participaram do processo.
Em dezembro de 2022, Carey admitiu que inventou a história por conta de uma dívida alta com o Allied Irish Banks (AIB). O jogador enfrenta dificuldades financeiras graves após a falência de sua empresa. O advogado de defesa pontuou que ele poderia ter buscado ajuda sem montar a farsa, mas alega que o cliente "caiu numa espiral negativa". O atleta vai cumprir pena inicial em regime fechado e não há direito imediato à liberdade condicional.
COMO DJ CAREY AGIA PARA ENGANAR AS VÍTIMAS?
Carey pedia dinheiro sob alegação de que fazia tratamento em Seattle, nos Estados Uni...
Matérias relacionadas
'E agora, José'? Separada de Zé Felipe, Virgínia admite já ter mexido em celular de ex: 'Raiva'