Boninho vai para onde? Quatro possibilidades ao poderoso diretor após sair da Globo
Emissora cria possível concorrente de peso ao não renovar contrato com a ‘alma’ dos realities da casa
Após centenas de demissões em todos os escalões artísticos da Globo, a saída de Boninho não causa exatamente uma surpresa.
Para a emissora, será um teste de fogo ficar sem o diretor responsável por grandes sucessos, como o ‘Big Brother’, ‘The Voice Brasil’ e o ‘Caldeirão’.
O lado positivo pode vir da renovação do olhar artístico. Seu sucessor, Rodrigo Dourado, poderá fazer as mudanças necessárias para renovar formatos e testar ideias originais.
A Globo precisa, urgentemente, se reinventar. Falta ousadia na programação. Às vésperas de completar 60 anos, o canal não tem a agilidade criativa de seu maior concorrente: o conteúdo da internet.
Mas qual será o destino de Boninho?
A coluna apresenta algumas possibilidades para a nova fase profissional do ‘big boss’:
Assumir a direção artística de outra emissora – Record, SBT, Band e RedeTV! necessitam de programas com audiência e potencial de alto faturamento. Várias tentativas recentes resultaram em frustração. Boninho poderia fazer uma pequena revolução ao assumir o comando da produção de entretenimento de um desses canais, onde qualquer 1 ponto a mais no Ibope faz diferença.
Fundar sua própria produtora – Ele pode reunir um time de criativos para idealizar formatos que seriam vendidos às grandes emissoras de TV aberta, canais pagos e plataformas de streaming. Poderia ainda representar produtoras do exterior interessadas em comercializar os direitos para a produção no Brasil de programas bem-sucedidos em outros países.
Criar um novo canal – Construir um canal do zero e negociar a exibição com operadoras de TV paga é outra opção. Há espaço e interesse comercial para conteúdos com celebridades, por exemplo. Sua mulher, a apresentadora Ana Furtado, que deixou a Globo em 2022, poderia ser a grande estrela.
Dedicação à TV da família – Boninho, seus irmãos e seu pai, o Boni (maior executivo da história da Globo) são sócios da TV Vanguarda, afiliada da Globo localizada em São José dos Campos, interior paulista. Em junho, Boni se afastou do dia a dia do canal, abrindo espaço para o filho mais velho ser o chefe da operação.