A Carne Tomahawk de ouro 'azedou': famoso por prato de luxo, chef turco Salt Bae encara gosto amargo de crise histórica e tem prejuízo de milhões
A carne folheada a ouro que encantou o mundo parece ter perdido seu brilho. O famoso chef turco, que viralizou com seu tempero peculiar, agora enfrenta um cenário financeiro desafiador. O que antes era sucesso estrondoso se transformou em manchetes sobre fechamentos e perdas, deixando um sabor amargo nos negócios de luxo
A carne de ouro Tomahawk passou do ponto e está deixando um gosto amargo não no paladar e sim nos bolsos do açougueiro Nusret Gökçe ou Salt Bae, como também é conhecido, que conquistou a web há nove anos com a maneira bem peculiar (e dramática) de temperar o produto, que já saiu do cardápio de uma série de famosos.
De simples chef na Turquia, Gökçe se tornou ícone da gastronomia de luxo, com restaurantes que recebiam as mais variadas celebridades. Em 2021, um restaurante da Salt Bae inaugurado em Londres demorou pouco tempo para ser a "cereja do bolo", mesmo oferecendo carne com folhas de ouro.
Para se ter uma ideia, só no ano de inauguração a arrecadação bateu nos 7 milhões de libras, passando para 10 milhões de libras em 2023. Mas a queda e a crise da Salt Bae também veio em pouco tempo, segundo o "Food Bible".
Salt Bae: crise faz rede de carne de ouro fechar lojas
Em 2024, o lucro passou para prejuízo de 5,4 milhões de libras só na filial londrina. O que piorou em 2025, quando das sete unidades que funcionavam nos EUA, cinco fecharam. Aquelas situadas em Nova York, Dallas, Las Vagas, Boston e Beverly Hills, um outro em NY e um em Miami mantêm as portas abertas.
Ao mesmo tempo, a reputação na web do restaurante da Salt Bae no Reino Unido também acompanhou a tendência de queda e passou para 2.9 de média em aproximadamente 400 notas recebidas. "Insulto à humidade" foi um ácido comentário recebido pela loja de carne.
Salt Bae: em crise, grupo quer abrir novos restaurantes
Nem mesmo p...
Matérias relacionadas