Estética inovadora de road movie pelo deserto "Sirât", de Olivier Laxe, seduz plateia de Cannes
Terceiro dia da disputa pela Palma de Ouro em Cannes. Nesta sexta-feira (16), mais dois dos 22 longas selecionados serão exibidos. Um filme já se destaca como um dos favoritos ao prêmio: "Sirât", do espanhol Olivier Laxe.
Terceiro dia da disputa pela Palma de Ouro em Cannes. Nesta sexta-feira (16), mais dois dos 22 longas selecionados serão exibidos. Um filme já se destaca como um dos favoritos ao prêmio: "Sirât", do espanhol Olivier Laxe.
A estética inovadora e imersiva de "Sirât", do franco-espanhol Olivier Laxe, exibido nessa quinta-feira (15) seduziu a plateia de Cannes. A palavra árabe sirât significa o caminho ou a via.
O longa, coproduzido pela França, é um road-movie pelo deserto do Marrocos. Um pai e seu filho, à procura da filha e da irmã desaparecida, encontram e seguem comunidades techno-nômades. A trilha sonora 100% techno mergulha o espectador em um estado de transe.
O filme tem um conteúdo político, confrontando dois mundos. Fala de limites da modernidade, resistência ao capitalismo, solidariedade e crise existencial. Lembra "Zabriskie Point", de Michelangelo Antonioni.
Com fotografia e música sublimes, "Sirât" já é apontado como um dos favoritos a Palma de Ouro.
Novos filmes entram na competição
Mas a competição está apenas começando. Nesta sexta-feira mais dois filmes entram na disputa.
O primeiro deles é "La Petite Dernière" (A filha caçula), assinado pela atriz e diretora francesa Hafsia Herzi. O longa conta a jornada de emancipação de uma jovem, filha de uma família muçulmana da periferia parisiense. Ao entrar para a universidade, ela questiona suas tradições e sexualidade. O filme é uma adaptação do romance de autoficção de Fatima Dass, que fez muito sucesso na França em 2020.
O segundo filme em competição é "Eddington," do americano Ari Aster e protagonizado por Joaquim Phoenix. A história se passa em 2020 em uma pequena cidade no Novo México. O confronto entre o xerife e o prefeito coloca os habitantes uns contra os outros e cria um ambiente explosivo.
Até agora, seis dos 22 filmes na competição oficial foram exibidos. O brasileiro "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, estreia no domingo (18). Os vencedores serão conhecidos no sábado (24), último dia do 78° Festival de Cinema de Cannes.