Uma das piores experiências de filmagem de Guillermo del Toro - mas que resultou em um filme cult de terror e ficção científica
O diretor quase foi demitido durante a estreia nos Estados Unidos.
Produzir um filme já é um empreendimento complexo por si só, sem precisar de conflitos ou tensões extras entre a equipe. No entanto, há quem arrisque dinheiro e tente impor suas ideias ao cineasta em quem, inicialmente, depositou confiança — algo que raramente termina em sucesso. Veja o caso de Mutação.
O monstro que os humanos criam
A estreia de Guillermo del Toro no cinema americano foi um pesadelo tanto nos bastidores quanto na tela, com uma narrativa que mistura terror e ficção científica. Protagonizado por Mira Sorvino, o longa foi um fracasso de bilheteria na época, mas hoje é considerado um clássico cult.
A trama acompanha uma estranha epidemia que se espalha por Nova York, afetando crianças. A causa parece estar ligada a uma infestação de baratas. Para combatê-la, cientistas desenvolvem um inseto geneticamente modificado, projetado para exterminar os insetos infectados. Anos depois, a criatura ressurge — e não vem sozinha.
Por mais aterrorizante que seja o monstro do filme, ele não chega aos pés de Harvey Weinstein, produtor notório por seu controle criativo opressor e pelos escândalos de abuso sexual que marcaram sua carreira. Del Toro queria contar mais uma de suas histórias emocionais sobre criaturas incompreendidas, enquanto os Weinsteins pressionavam por um filme de terror convenc…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Uma joia de terror quase esquecida: Este filme do diretor Guillermo del Toro é imperdível