PUBLICIDADE

Steven Spielberg assiste a essa obra-prima toda vez que faz um novo filme: "Isso me inspira"

Curiosamente, em sua longa carreira como diretor, ele nunca esteve atrás das câmeras de um filme deste gênero, apesar de ser um grande fã.

12 abr 2024 - 18h06
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Steven Spielberg é um grande fã de faroestes, mas, curiosamente, nunca dirigiu nenhum. Ao longo de sua carreira, que já dura mais de cinco décadas, o cineasta por trás de títulos como E.T.: O Extraterrestre, O Resgate do Soldado Ryan e A Lista de Schindler manteve uma tradição: assistir a um filme antes de fazer o seu próprio.

Foto: Warner Bros. Pictures / Adoro Cinema

"Vejo um filme de John Ford, um ou dois, antes de cada filme, simplesmente porque isso me inspira", disse Spielberg numa entrevista de 2013 ao American Film Institute. "Sou muito sensível à maneira como ele usa a câmera para pintar suas imagens e à forma como as enquadra. E a maneira como ele define a cena e bloqueia as pessoas, muitas vezes mantendo a câmera estática, enquanto dá a ilusão de que há muito mais movimento acontecendo quando não há. Nesse sentido, é como um pintor clássico. Ele celebra o quadro, não apenas o que está acontecendo dentro dele."

Especificamente, Spielberg opta por Rastros de Ódio toda vez que se prepara para ficar atrás das câmeras mais uma vez: "Tenho que assistir quase sempre".

 

O amor de Spielberg por John Ford foi capturado em Os Fabelmans, seu último filme e uma carta de amor a seus pais. O filme acompanha um jovem que descobre o cinema e o utiliza como forma de lidar com os problemas do relacionamento dos pais e do divórcio.

É, em parte, um filme autobiográfico e termina com um episódio importante na vida de Spielberg: o momento em que ele conheceu John Ford pessoalmente. A cena, que se passa n…

Leia o artigo em AdoroCinema

"Não abri a boca para me defender": A vez em que Megan Fox foi demitida de Transformers por comentário que ofendeu Steven Spielberg

"Estou com problemas": Foi assim que o criador de Star Wars salvou um dos maiores sucessos de bilheteria de Steven Spielberg

Poucos se lembram deste filme de fantasia de Steven Spielberg: Fracassou nas bilheterias e dividiu público e crítica

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade