Disney e Gina Carano fazem acordo em processo por demissão; atriz agradece a Elon Musk
Carano foi demitida da série 'The Mandalorian' após postagem polêmica nas redes sociais
LOS ANGELES (AP) — A atriz Gina Carano entrou em acordo com Lucasfilm e sua empresa-mãe, a Walt Disney Co.. Ela havia processado as empresas, afirmando que foi demitida de The Mandalorian em 2021 por expressar opiniões de direita nas redes sociais.
Os termos específicos do acordo não foram disponibilizados.
"A Sra. Carano sempre foi muito respeitada por seus diretores, colegas de elenco e equipe, e se esforçou para aperfeiçoar sua arte, tratando seus colegas com gentileza e respeito", disse a Lucasfilm em um comunicado. "Com este processo concluído, esperamos identificar oportunidades para trabalhar junto com a Sra. Carano no futuro próximo."
As duas partes estipularam nesta quinta-feira, 7, que o caso deveria ser arquivado, o que significa que não pode ser reapresentado à Justiça americana. Um juiz ainda precisa arquivá-lo formalmente. O caso estava programado para ir a julgamento em Los Angeles em fevereiro do próximo ano.
O processo, registrado em um tribunal federal na Califórnia no ano passado, alegava que Carano foi injustamente demitida da série do universo de Star Wars no Disney+ após duas temporadas devido a uma postagem comparando o tratamento de conservadores americanos ao tratamento de judeus na Alemanha nazista. Suas postagens foram amplamente criticadas online e geraram uma hashtag nas redes sociais #FireGinaCarano (demita Gina Carano, em tradução livre).
A atriz agradeceu ao público em comunicado oficial: "Gostaria de agradecer a todos pelo seu apoio incansável ao longo da minha vida e carreira, vocês foram o pulso que manteve minha história viva. Espero fazer vocês se orgulharem. Estou animada para virar a página e seguir para o próximo capítulo. Meu desejo permanece nas artes, o que é onde espero que vocês se juntem a mim."
Carano agradeceu a Elon Musk por ajudar a financiar o processo "e não pedir nada em troca." O processo alegava que a atriz de 43 anos foi demitida porque ela "ousou expressar suas próprias opiniões" contra um "grupo de intimidação online que exigia sua conformidade com sua ideologia progressiva extrema."
Carano é uma ex-lutadora de artes marciais mistas que interpretou a personagem recorrente Cara Dune na série, que foi lançada em 2019 e teve três temporadas. Um filme estrelado por Pedro Pascal e Sigourney Weaver, The Mandalorian and Grogu, está programado para ser lançado no próximo verão.
Carano já havia sido criticada por zombar do uso de máscaras durante a pandemia e fazer falsas alegações de fraude eleitoral durante a eleição presidencial de 2020.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.