Ator diz que sofreu ato de racismo nos bastidores da série 'Friends'
O ator Stephen Park, de Friends, relembrou experiências negativas nos bastidores da série, mencionando um ambiente 'tóxico' com episódios de racismo. Ele tentou denunciar o caso ao Screen Actors Guild, mas a reportagem nunca foi publicada.
O ator Stephen Park, que participou dos episódios “The One With the Chicken Pox” (2ª temporada) e “The One With the Ultimate Fighting Champion” (3ª temporada) de "Friends", não guarda boas lembranças da experiência vivida durante as filmagens da série.
Em entrevista ao podcast “Pod Meets World”, Park revelou que o ambiente nos bastidores da série era “tóxico”. Durante as gravações, o ator presenciou um episódio de racismo em que um assistente de direção se referiu a ele de forma pejorativa ao chamá-lo ao set, dizendo ‘Onde diabos está o oriental? Tragam o oriental’”.
O ator ressaltou que, na época, esse tipo de comportamento era visto como algo normal na indústria. Diante do ocorrido, Park tentou denunciar o caso ao Screen Actors Guild, sindicato dos atores dos EUA. O representante com quem conversou sugeriu que ele escrevesse um artigo para o Los Angeles Times. O ator chegou a enviar um relato ao jornal, que designou repórteres para entrevistá-lo, mas a matéria nunca foi publicada.
Que este tipo de prática era comum em Hollywood a gente sempre soube, mas as práticas mudaram, com o apoio do mesmo Screen Actor Guild. Hoje os ambientes são mais inclusivos e sem preconceitos contra etnias ou preferências em geral.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.