Script = https://s1.trrsf.com/update-1765207508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sean Baker, vencedor do Oscar por 'Anora', critica acordo entre Netflix e Warner

O diretor afirmou que cineastas precisam "bater o pé" para proteger a experiência teatral e uma longa janela de exibição nos cinemas

8 dez 2025 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor Sean Baker, vencedor de quatro Oscars por Anora e presidente do júri internacional do The Red Sea International Film Festival, comentou o acordo histórico em que a Netflix comprou a Warner Bros. — incluindo estúdios de cinema e TV, divisão de games, HBO e HBO Max. Embora evite conclusões precipitadas antes de entender como a transação deve se desenrolar, Baker afirmou que "os cineastas precisam bater o pé" para preservar janelas de exibição exclusivas nos cinemas por, no mínimo, três meses.

Sean Baker, vencedor do Oscar por 'Anora', critica acordo entre Netflix e Warner
Sean Baker, vencedor do Oscar por 'Anora', critica acordo entre Netflix e Warner
Foto: 2250593487 (Tim P. Whitby/Getty Images for The Red Sea International Film Festival) / Rolling Stone Brasil

Defensor ferrenho da experiência teatral, o diretor diz que pretende garantir para seu próximo filme uma janela de 100 dias. "Quando você vai direto para o streaming, diminui a importância do filme. A experiência no cinema eleva essa importância", afirmou, destacando que o modo como um longa é apresentado ao mundo é crucial. Ele também rejeitou a ideia de migrar para grandes produções após o sucesso de Anora: "Não vou atrás de um projeto de US$ 150 milhões. Quero repetir o espírito guerrilheiro que deu tão certo".

Apesar da percepção de que jovens não vão ao cinema, Baker diz estar "esperançoso", já que o maior público de Anora foi a geração Z. "Em Los Angeles, quando vou ao cinema, geralmente vejo Gen Z. Eles entendem o valor da experiência coletiva e de assistir a um filme com foco total", afirmou.

Sobre o turbilhão após suas vitórias no Oscar, o diretor contou que só conseguiu assimilar tudo no último mês; desde a cerimônia, embarcou direto para compromissos em Tóquio e Cannes, onde produziu A Garota Canhota, selecionado pela Semana da Crítica e adquirido pela Netflix. "Foi uma jornada incrível. Nunca esperávamos esse resultado para Anora."

Presidindo o júri no The Red Sea International Film Festival, Baker destacou a importância de premiações que têm impacto real na carreira de novos talentos, especialmente quando vêm acompanhadas de prêmios em dinheiro. "Meu trabalho não existiria sem festivais. Espero ajudar a elevar novas vozes aqui. Eu precisei desse apoio no começo, foi isso que me trouxe até aqui."

Fonte: Variety

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade