O criador de Gundam reflete sobre a nova era de ouro dos animes e teme que a indústria siga os passos da Disney para fazer "blockbusters chatos e sem substância"
Yoshiyuki Tomino faz anime há mais de 40 anos e acompanha de perto a indústria.
Yoshiyuki Tomino é uma lenda no mundo dos animes por ser o criador da lendária franquia Gundam. O diretor e animador está no setor há mais de quarenta anos (e ainda está envolvido em projetos da Sunrise), então viu tudo o que mudou nos últimos anos.
Em entrevista ao jornal japonês Toyo Keizai, Tomino refletiu sobre a indústria de anime, que atualmente vive uma nova era de ouro da qual ele não acredita que possa restar muito.
De olho nos erros a evitar
Segundo o criador de Gundam, apesar das falhas que continua apresentando, a indústria de animes melhorou muito desde que ele começou a trabalhar. Principalmente porque as séries e filmes de animação japoneses são muito mais apreciados.
No passado eu tinha uma visão muito fechada do mundo. Sou independente neste setor há mais de quarenta anos, preocupado com as contas que tenho para pagar. Lembro-me de ir pagar meus impostos anuais e sempre que ia à repartição de finanças tive que explicar à equipe meu trabalho no ramo de animação. Mas agora não riem mais de mim no escritório. Com essa perspectiva, estou muito grato pelo status social que foi alcançado pela indústria.
E por mais que as coisas tenham melhorado, porque como diz Tomino, não é mais "estranho" se dedicar ao desenho e agora a indústria de anime é uma das que mais cresce... Isso faz dela também uma bolha que vai explodir em algum momento, assim como aconteceu com outras mídias.
A indústria da animação está num período muito próspero. Mas não é certeza que e…
Attack on Titan: Finalmente foi disponibilizado o episódio final do anime
Yu Yu Hakusho: Compare os personagens do live-action da Netflix com o anime original