Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Isso me tirou algumas noites de sono": Adaptação de Grande Sertão causou um problemão para diretor de O Auto da Compadecida

Grande Sertão está em exibição nos cinemas brasileiros, nova adaptação do clássico de Guimarães Rosa.

6 jun 2024 - 22h18
Compartilhar
Exibir comentários

Grande Sertão está em exibição nos cinemas brasileiros, adaptação de Guel Arraes (O Auto da Compadecida) para um dos maiores clássicos da literatura nacional, Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. O AdoroCinema participou da coletiva de imprensa do filme, onde o diretor comentou sobre essa nova versão da obra nas telonas.

Foto: Paris Filmes / Adoro Cinema

Escrito em colaboração com Jorge Furtado, Grande Sertão é uma releitura da obra de Guimarães Rosa e Guel Arraes explicou que isso surgiu pela intenção de ter algo a acrescentar na adaptação do livro, que ele considera "um negócio grande".

"A gente achava que estava na hora de fazer um filme sobre a guerra urbana brasileira com mais pontos de vistas, diferente do que já virou quase o gênero do cinema brasileiro, um subgênero do favela movie", conta Guel Arraes. "E a gente achava que tava na hora de fazer algo diferente nisso, diferente como ponto de vista, que a gente tinha que achar um jeito de ter ponto de vista de todos os participantes dessa guerra, inclusive dos bandidos".

Uma das questões mais interessantes de Grande Sertão é que, por mais que a história seja reimaginada para um contexto urbano atual, essa adaptação resolveu manter o texto original de Guimarães Rosa. O diretor, responsável por O Auto da Compadecida, tinha preocupação de que isso ficasse estranho. "O mais comum, o mais prudente seria fazer uma coisa de época porque essa linguagem já passa melhor, você já sai do contemporâneo".

Isso me tirou algumas noites de…

Leia o artigo em AdoroCinema

Auto da Compadecida 2: Em pouco mais de 1 minuto, Chicó e João Grilo resgatam nostalgia de 20 anos no primeiro teaser da sequência

Grande Sertão: Cena inédita apresenta os territórios na adaptação do clássico romance brasileiro (Exclusivo)

Protagonista de Grande Sertão, Caio Blat dá detalhes da preparação para seu personagem: "Estava muito preocupado com a passagem de tempo"

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade