Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Igual, mas diferente: 5 produções com o mesmo tema

Descubra quais são as histórias contadas de formas diversas.

31 jan 2023 - 14h59
(atualizado em 31/1/2023 às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários
5 histórias iguais, mas em streamings diferentes:

Igual, mas diferente? A gente adora acompanhar casos, documentários, true crime e histórias verídicas, certo? E a real é que têm histórias reais que são tão boas que acabam sendo adaptadas e contadas de formas diversas, por outros ângulos e em streamings diferentes. Por isso, hoje a gente trouxe

uma lista com alguns casos bem famosos e que tiveram suas respectivas histórias contadas por plataformas diferentes.

Logo de início, vamos falar sobre 'The Vow', que está disponível na HBO Max, e 'Seduced', que está no Globoplay. As duas retratam os detalhes sórdidos da seita NXIVM, um grupo liderado pela mente sádica e egocêntrica de Keith Raniere, que se dizia um grande gênio, com um QI altíssimo e que, graças a um esquema de pirâmide, começou a chamar atenção. Aos poucos, Keith foi ganhando notoriedade e abriu o chamado ESP, uma espécie de intensivão para o autoconhecimento, mas que, na verdade, era uma grande seita com direito a abuso físico, emocional, mental, manipulação e tudo mais.

Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

A história ficou muito conhecida na mídia quando Alisson Mack – atriz que ficou famosa na série 'Smallville' – foi acusada de ser um dos braços de confiança de Ranieiri, responsável por aliviar garotas.

Neste caso, 'Seduced', do Globoplay, traz uma visão mais dramática e pessoal de India Oxenberg, filha de uma atriz famosas nos Estados Unidos, Catherine Oxenberg, que se envolveu com a NXIVM e passou por todos os tipos de abuso, mas muitas vezes sem perceber, a ponto de se desligar da família e defender seu abusador.

Já a produção da HBO mostra de forma mais investigativa como era o funcionamento da seita, os traços e

o perfil de Ranieri, sem focar somente em uma única vítima. A história da da ex-deputada federal Flordelis foi uma investigação que ganhou e ainda ganha manchetes. Neste caso, temos duas versões: A do Globoplay, 'Flordelis: Questiona ou Adora', e a da HBO Max e Discovery+, 'Flordelis: Em Nome da Mãe'.

Para recapitular, Flordelis era uma voz poderosa na bancada evangélica, ficou conhecida nos anos 90 pela adoção de crianças em situação de vulnerabilidade e se viu no meio de um escândalo, quando foi acusada de matar seu marido, Anderson, com quem estava casada há 20 anos, em 2019.

No Globoplay, o documentário caminha em uma timeline que bebe do passado de Flordelis, mostrando suas origens, quem era essa mulher, onde nasceu, e voltando para os acontecimentos recentes do crime. Com depoimentos de pessoas que acreditavam na bondade da ex-deputada e outras que alegam que ela nunca foi flor que se cheire, a construção fica o tempo todo indo e voltando no tempo.

Já o documentário da HBO tem a própria Flordelis falando e abrindo sua vida. A produção acompanhou passo a passo da missionária, além de entrevistar investigadores, e ter acesso total a cada passo dela desde o início das investigações.

'The Staircase' é mais uma investigação que entra na nossa lista e que divide muitas opiniões sobre culpado e inocente. Na Netflix, é possível encontrar o documentário com fotos e vídeos do autor Michael Peterson, acusado em 2001 de matar sua mulher. Com uma cena do crime complexa, há

quem diga que ele cometeu o assassinato e há quem trabalhe em cima de outras possibilidades, já que os

dois formavam um casal feliz, com empregos estáveis e sem problemas aparentes.

Já na HBO, a gente encontra a dramatização do caso, que foi transformado em uma minissérie maravilhosa, protagonizada por Toni Collete e Colin Firth.

'Fyre Festival', esse é um dos casos que, se tivessem feito 10 documentários, eu assistiria todos. A grande história por trás de 'Fyre Festival', gira em torno de um golpista, que conseguiu mover influenciadores, modelos e nomes grandiosos da indústria para promover um evento que nunca aconteceu. A promessa seriam dias de música, sol e bangalôs no Caribe, mas quem comprou os ingressos milionários deram

de cara com meia dúzia de tendas e pão de forma com queijo.

Na Netflix, é possível encontrar 'Fyre Festival - Fiasco no Caribe', que aborda de forma mais ampla o passo a passo de como esse golpe foi sendo construído, quem era o cara por trás de tudo isso e como ele convencia grandes personalidades a embarcarem na sua ideia. Já no Prime Video, o doc mergulha mais nos bastidores, nas pessoas da ilha que haviam sido contratadas para trabalhar e que nunca receberam 1 real e mostra uma visão ainda mais obscura.

O nome de Britney Spears está em alta, e há quem diga que o marido dela está escondendo alguma coisa, já que posts esquisitíssimos no Instagram dela estão sendo postados, mas não é de hoje que a princesinha do pop estampa manchetes e gera curiosidade. Diante disso, 'Britney x Spears', da Netflix, a jornalista Jenny Eliscu e a documentarista Erin Lee Car, mergulharam na intimidade da cantora

durante sua batalha judicial para conseguir sua liberdade financeira, que sempre foi controlada pelo seu pai. Já no Globoplay, você encontra 'Framing Britney', uma produção assinada pelo The New York Times e

que aborda a carreira de Britney de forma mais ampla, passando pelas dificuldades para ter controle de seu império, problemas pessoais e mais.

Vic View Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade