Greve dos roteiristas chega ao fim após 148 dias; conheça as conquistas dos escritores
Regulamentação do uso de IA, plano de saúde e novas formas de contratação estão entre os termos do acordo.
Após quase 150 dias de paralisação, a greve dos roteiristas está oficialmente encerrada. Durante o final de semana, a Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America) anunciou que, enfim, chegaram a um acordo com estúdios e serviços de streaming representados pela Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers).
A negociação está próxima de todas as demandas solicitadas no início da movimentação, incluindo uma vitória significativa na regulamentação do uso de inteligência artificial na confecção de scripts e roteiros. Na última terça-feira (26), o documento foi aprovado pelos líderes da associação e, assim, o encerramento foi confirmado.
"Hoje, o Comitê de Negociação, o Conselho WGAW e o Conselho WGAE votaram unanimemente para recomendar o acordo", disse a guilda sobre o acordo provisório elaborado no domingo, que estará em vigor de 25 de setembro de 2023 a 1º de maio de 2026. "Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional - com ganhos e proteções significativas para escritores em todos os setores dos membros."
Mesmo que a liderança tenha chegado ao ponto final deste momento delicado, é válido destacar que a ratificação ainda será realizada entre 2 e 9 de outubro, quando a WGA realizará reuniões de membros para discutir o contrato. Seguindo o entusiasmo da diretoria do sindicato, é muito improvável que a votação tenha um fim negativo, mas caso os eleitores não conc…
O show vai continuar! Por que a Broadway segue a todo vapor mesmo com a Greve dos atores americanos?
"Sinto que estou isolado em Hollywood": Astro da DC revela por que está contra a greve dos atores
Emmy 2023 foi oficialmente adiado e ganha nova data: Greve dos atores ainda não tem previsão de fim