Qual filme vai representar o Brasil no Oscar 2026? Veja lista com os habilitados
Seis títulos serão pré-selecionados em setembro, e o representante brasileiro na categoria Melhor Filme Internacional será anunciado no dia 15 do mesmo mês
A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta quinta-feira, 14, a lista com os 16 filmes habilitados a concorrer a uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
A escolha será feita em duas etapas. No dia 8 de setembro de 2025, a Comissão de Seleção anunciará os seis títulos pré-selecionados. Em 15 de setembro, será revelado o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.
Neste ano, a produção brasileira Ainda Estou Aqui conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar. Apesar de o País já ter disputado a categoria e outras estatuetas, esta foi a primeira vez que o Brasil levou o troféu para casa.
Os títulos habilitados a concorrer ao Oscar 2026 são:
- A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert
Para fugir de violência do marido, a recicladora de lixo Gal bota os filhos pequenos, Rihanna e Benin, em cima da sua carroça e cruza São Paulo rumo à casa da prima. No trajeto, ela enfrenta os perigos da rua, enquanto convence os filhos que estão vivendo uma grande aventura.
- A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.
- Baby, de Marcelo Caetano
Depois de ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington, de 18 anos, se vê sozinho sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro, que o ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa.
- Homem com H, de Esmir Filho
A vida e carreira do artista Ney Matogrosso, desde a infância, marcada por conflitos com o pai autoritário, passando pelo início de carreira no Secos e Molhados, até a carreira solo e a maturidade artística.
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
- Malu, de Pedro Freire
Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
- Manas, de Marianna Brennand
Manas narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após "arrumar um homem bom" nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.
- Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes
Milton Bituca Nascimento é o documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.
- O Agente Secreto, de Kleber de Mendonça Filho
Thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
- O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende
O filme acompanha Crisóstomo (Rodrigo Santoro), pescador solitário que tem o sonho de ter um filho. Sua vida muda quando ele encontra Camilo (Miguel Martines), um menino órfão que decide acolher. Em uma tentativa de fugir de sua própria dor, Isaura (Rebeca Jamir) cruza o caminho dos dois, e, em seguida, Antonino (Johnny Massaro), um jovem incompreendido, também se conecta com eles. Juntos, os quatro aprendem o significado de família e o propósito de compartilhar a vida.
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro
Tereza tem 77 anos, mora numa cidade industrializada na Amazônia e é convocada oficialmente pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória. Lá, os idosos "desfrutam" de seus últimos anos de vida, enquanto a juventude produtiva do país trabalha sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, ela embarca numa jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo, algo que pode mudar seu rumo para sempre.
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra
Os Enforcados conta a jornada de um casal da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que toma proporções shakespearianas quando Valério, influenciado pela esposa Regina, decide assassinar seu tio para tomar os negócios ilícitos da família. O crime, no entanto, acaba levando Valério a uma escalada de violência e sangue; e Regina a uma paranoia que acabará por destruir, tragicamente, a relação dos dois.
- Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes
Líbano, 1949. Às vésperas de uma guerra, os irmãos católicos Emilie e Emir partem para o Brasil em busca de uma nova vida. No caminho, Emilie se apaixona por Omar, um comerciante muçulmano, despertando o ciúme de Emir, que usa as diferenças religiosas para afastá-los. Durante uma briga, Emir é ferido por um disparo acidental, e Emilie precisa levá-lo a uma aldeia indígena para buscar a ajuda de um curandeiro. Após a recuperação, eles seguem para Manaus, onde uma decisão da jovem desencadeia consequências trágicas. Retrato de um Certo Oriente retrata memória, paixão e preconceito na saga de imigrantes libaneses na Amazônia.
- Um Lobo entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Um Lobo entre os Cisnes conta a história de Thiago Soares, um garoto do subúrbio carioca que deixa para trás o hip hop e embarca no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados depois que conhece o dançarino cubano Dino Carrera, que vira seu mentor e aprimora o talento de Thiago até ele atingir o estrelato ao se tornar o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.
- Vitória, de Andrucha Waddington
Inspirado em uma incrível história real, Vitória, interpretada pela nominada ao Oscar Fernanda Montenegro, conta a emocionante trajetória de uma aposentada que desmontou uma perigosa quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento no Rio de Janeiro. Com a ajuda de um amigo jornalista, ela enfrenta os riscos e perigos de uma situação inimaginável. Um filme sobre a coragem, a força e a resiliência de uma mulher.