Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Algum país já ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional por dois anos seguidos? Veja dados

Assim como pode ocorrer com o Brasil, após resultado de 'Ainda Estou Aqui' e chances de 'O Agente Secreto', veja como a categoria Filme Internacional fez 'dobradinha' em seus 77 anos de existência

15 set 2025 - 15h22
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, 15, a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, com Wagner Moura como protagonista, foi o escolhido para tentar uma vaga no próximo Oscar.

O filme disputará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, cujos quinze pré-selecionados serão revelados no dia 16 de dezembro. Os finalistas serão conhecidos apenas em 22 de janeiro, quando for divulgada a lista com todos os indicados ao Oscar 2026.

A França também conseguiu três dobradinhas, com O Meu Tio, em 1958, e Orfeu Negro (coprodução com o Brasil), em 1959; com O Discreto Charme da Burguesia, em 1972, e A Noite Americana, em 1973; e com Madame Rosa - A Vida à Sua Frente, em 1977, e Preparem seus Lenços, em 1978.

A Suécia teve uma dobradinha com A Fonte da Donzela, em 1960, e Através de um Espelho, em 1961.

Por fim, a Dinamarca teve uma dobradinha com A Festa de Babette, em 1987, e Pelle, o Conquistador, em 1988.

A trajetória de 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto vem de uma trajetória bem-sucedida no exterior. O longa fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, em maio, e saiu com dois prêmios importantes: o de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e o de Melhor Ator, para Wagner Moura. A premiação dupla, vale notar, é uma prática incomum do festival.

Fechou, então, um acordo de distribuição nos EUA com a badalada norte-americana Neon, que nos últimos anos tem escolhido a dedos longas 'oscarizáveis', como o hit Parasita (2019) e o vencedor do último ano, Anora (2024).

Mais recentemente, no início de setembro, o cineasta e seu protagonista levaram o filme a dois importantes festivais do circuito de premiações: o de Toronto e o de Telluride, onde o filme voltou a ser elogiado pela crítica especializada. A revista Variety, importante publicação do audiovisual americano, chegou a dizer que O Agente Secreto pode superar Ainda Estou Aqui em indicações ao Oscar, com chances nas categorias de Melhor Ator, Direção, Roteiro Original e Filme - além, é claro, de Filme Internacional.

O diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e o ator Wagner Moura nos bastidores de 'O Agente Secreto'
O diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e o ator Wagner Moura nos bastidores de 'O Agente Secreto'
Foto: Brent Travers/Divulgação / Estadão

O filme de Kleber Mendonça Filho ainda terá exibições importantes nos próximos meses, nos festivais de cinema de Nova York, Londres e San Sebastián. O diretor Walter Salles também apresentará uma sessão especial do longa no Museu da Academia, parte do Bravo, festival dedicado ao cinema brasileiro que acontece em Los Angeles. São vitrines importantes para as premiações norte-americanas, pois são frequentadas por críticos especializados e também por membros votantes da Academia de Hollywood.

Nos cinemas brasileiros, O Agente Secreto estreia no dia 6 de novembro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade