'Oppenheimer' será exibido no Japão após controvérsia nuclear
A hashtag #NoBarbenheimer foi tendência online no Japão em agosto.
O filme 'Oppenheimer', da Universal Pictures, será exibido no Japão no próximo ano, informou uma distribuidora local nesta quinta-feira (7) – um lançamento que estava em dúvida em meio a críticas de que o filme ignora amplamente a devastação dos bombardeios atômicos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
O filme biográfico dirigido por Christopher Nolan sobre o pioneiro da bomba atômica J. Robert Oppenheimer arrecadou mais de 950 milhões de dólares em todo o mundo desde sua estreia em julho.
'Oppenheimer' será lançado no Japão em 2024, disse a distribuidora Bitters End em um comunicado, observando que o filme é "considerado um dos principais candidatos a vários prêmios de cinema", sem fornecer uma data específica para o lançamento.
Muitos japoneses também se sentiram ofendidos por uma campanha de marketing que ligava o filme a 'Barbie', outro sucesso de bilheteria que estreou na mesma época, com imagens produzidas por fãs com as estrelas dos filmes ao lado de imagens de explosões nucleares.
Uma hashtag #NoBarbenheimer foi tendência online no Japão em agosto, levando a um pedido de desculpas da distribuidora de 'Barbie', a Warner Bros.
O lançamento de bombas atômicas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial resultou em mais de 200.000 mortes.