Halle Berry diz que Oscar 'não foi feito' para mulheres negras: 'Precisamos parar de cobiçar'
Em 97 anos de premiação, ela é a única mulher negra que levou a estatueta de Melhor Atriz
Halle Berry, única mulher negra a vencer o Oscar na categoria de Melhor Atriz, aconselhou outras atrizes negras a "não cobiçarem" o prêmio porque a premiação "não foi feita" para premiar artistas negros.
Ela levou a estatueta de Melhor Atriz em 2002, por sua atuação em A Última Ceia. "Minha conquista realmente importou? Realmente mudou algo para as mulheres negras? Para as minhas irmãs? Para a nossa jornada?", disse no documentário Number one on the call sheet.
A atriz ainda explicou que acreditou que o Oscar de 2021 fosse premiar uma mulher negra, já que Viola Davis (A voz Suprema do Blues) e Andra Day (Estados Unidos vs. Billie Holiday) concorreram ao prêmio, mas Francis McDormand (Nomadland) foi quem levou a estatueta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Tinha 100% de certeza de que aquele seria o ano em que uma delas levaria o prêmio. Por razões diferentes e igualmente belas, ambas mereciam vencer e eu tinha certeza disso."
Desabafando, Halle acredita que, como só ela ganhou um Oscar de Melhor Atriz em 97 edições do evento, a premiação não é feita para atrizes negras.
"O sistema realmente não foi feito para nós, então precisamos parar de cobiçar algo que não é para nós. Porque, no fim das contas, o que importa é como tocamos a vida das pessoas e, em sua essência, é para isso que a arte existe", finalizou.
