Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bella Campos fala de Maria de Fátima e 'Cinco Tipos de Medo': 'Mundo é cruel com mulheres'

Atriz de 'Vale Tudo' falou sobre o filme 'Cinco Tipos de Medo', de Bruno Bini, apresentado no Festival de Gramado, que tem Xamã no elenco, sobre reação à personagem da novela e luta de mulheres para ocupar seu lugar no mundo

27 ago 2025 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários

GRAMADO - Bella Campos reinou soberana no tapete vermelho. Não houve para ninguém na 53ª edição do Festival de Gramado.

O tapete vermelho chegou a abrir meia-hora antes por causa da Maria de Fátima da novela Vale Tudo. Mas Bella não joga o jogo dos outros. Ela veio pelo filme Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini, o primeiro de Mato Grosso a participar da competição.

View this post on Instagram

A post shared by Canal Brasil (@canalbrasil)

Para dissociar-se da personagem da TV, mudou o penteado. Por quê? "Estou tendo muito orgulho de estar aqui nesse momento, como atriz e mulher preta cuiabana. Espero estar abrindo caminho para que outras jovens pretas, de Cuiabá e de todo Brasil, sonhem e ocupem esse tapete."

O penteado? "Desde que comecei a fazer a novela, sofri muitas críticas. Pelo penteado, pelas roupas. Fui acusada de estar fazendo uma Maria de Fátima 'piriguete', diferente da primeira. E daí? Faço a personagem do meu jeito, para o meu tempo. E quero mais que as atrizes pretas, as mulheres pretas, as mulheres em geral, sejam livres para escolher suas roupas, seus penteados. Ninguém tem de viver sob o olhar do outro, para satisfazer o outro. Se não formos nós mesmas, jamais conseguiremos mudar o mundo, encontrar nosso lugar."

Bella Campos interpreta Marlene em 'Cinco Tipos de Medo'.
Bella Campos interpreta Marlene em 'Cinco Tipos de Medo'.
Foto: Downtown Filmes/Divulgação / Estadão

Bella veio a Gramado com um filme de gênero, um policial violento que tem tiroteio, pancadaria, muita violência, rebelião em presídio. Começa num hospital, durante a pandemia da covid-19. Bella faz a enfermeira Marlene. Está internado esse cara, Murilo, um músico. Violinista. Antes de ser entubado, ele pede a Marlene que cuide de sua mãe, que também está internada.

Reencontram-se no pós-pandemia, mas tem um problema, e não é pequeno. O ex de Marlene, um traficante que acha que é dono dela. O trio compõe um dos núcleos da trama principal. Tem a mulher que perde o filho assassinado, e quer vingança. Tem o advogado que também quer se vingar.

Espere pela estreia, mas ela ainda vai demorar - somente no ano que vem -, para descobrir o porquê dessa sede de vingança. Cinco Tipos de Medo começou a ser gestado durante a pandemia. O próprio diretor foi internado, vivenciou parte daquilo que mostra. Bino chegou a pensar que ia morrer. O filme foi feito há dois anos.

"Talvez por causa da Maria de Fátima, todo mundo agora quer saber como foi fazer a Marlene, o que ela representa para mim. A verdade é que foi fácil. Conheci muitas Marlenes no meio em que vivia, eu mesma poderia ter sido uma. A Marlene tenta fugir do mundo violento que a cerca. Ser enfermeira já é uma mostra disso. Mas no hospital ela é temporária, não é efetivada. Marlene está em busca de seu espaço", diz Bella sobre a concepção de sua personagem.

Para o público que segue a novela, Vale Tudo está num momento decisivo. Na quinta-feira, 21, Maria de Fátima foi desmascarada. O filho que espera não é do marido. É o início do desmoronamento. Mas ela não vai tombar sem reação.

Bella recorre ao termo "lacração". Mesmo desmascarada, Maria de Fátima parte para a lacração. Diz que do chato do marido só queria o dinheiro. "Tenho certeza de que ela vai arranjar novas formas de seguir adiante com seu desejo de ser milionária."

Não é o que Bella quer para ela. Ela jura que não planejou nada do que está lhe acontecendo, mas não julga a personagem. "O mundo pode ser muito cruel com as mulheres. E nós reagimos, nos defendemos como podemos. Não há uma fórmula."

Bella Campos e João Vitor Silva em 'Cinco Tipos de Medo'.
Bella Campos e João Vitor Silva em 'Cinco Tipos de Medo'.
Foto: Downtown Filmes/Divulgação / Estadão

Marlene, no filme, dá em cima de Murilo, o jovem músico, interpretado por João Vitor Silva. Provoca o ciúme - a ira - do brutal Sapinho, vivido por Xamã. Marlene pega em armas e, no final - sem spoiler - segue seu caminho, o que escolhe para si mesma.

Como Bella chegou onde está? "O cinema é a arte dos encontros e eu estou muito feliz com esses encontros. O Bruno fez um trabalho maravilhoso. Criou esses cinco protagonistas e depois fez um trabalho de mesa incrível, que nos permitiu entender, e vestir, esses personagens. Eu era uma que queria saber tudo sobre a Marlene. Vivia perguntando. Marlene também quer sair daquele lugar, mas não é a Maria de Fátima. Nenhuma dessas personagens sou eu, mas vou me descobrindo através delas."

Elenco de 'Cinco Tipos de Medo'

Além de Bella Campos, Xamã e João Vitor Silva, o elenco de Cinco Tipos de Medo tem a grande Bárbara Colen como a mãe que perde o filho e Rui Ricardo Dias, que foi o Lula de Fábio Barreto, como o advogado obcecado por vingança.

É um dos aspectos polêmicos do filme, levantado no debate com a imprensa durante o festival. A Justiça, eticamente corrompida? Bruno Bini reflete: "Muitas vezes, pensei: 'se acontecesse comigo o que acontece com o Ivan, interpretado pelo Rui, como reagiria? Não ia querer vingança também?'. Mas eu acho que ele não é um monstro. Redime-se".

Bárbara chegou ao set amamentando seu bebê de três meses. Preparou-se para uma cena de luta como poucas se viram no cinema brasileiro. "Só pude fazer o papel por causa do acolhimento dos colegas e da produção. Fui abraçada por todos. E, na composição, fomos muito bem preparados. Havia a camaradagem. Eu estava um poço de sensibilidade, chorava à toa. Comovia-me ver o sangue no olho da Bella, querendo fazer sua personagem."

Prepare-se para mais emoções intensas com essa atriz jovem que já chegou chegando e tudo indica que veio para ficar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade