Filmes de Brasil e Portugal poderão concorrer aos prêmios Goya
A Academia de Cinema da Espanha anunciou nesta terça-feira (21), em seu perfil no Twitter, algumas reformas para os próximos prêmios Goya, entre elas a transformação da categoria Melhor Filme Hispano-americano em Melhor Filme Ibero-americano, integrando Portugal e Brasil.
» Alugue ou Compre vídeos no Terra Video Store
"A Academia modificou o nome da categoria de Melhor Filme Hispano-americano para o de Ibero-americano. Assim, as produções de Portugal e Brasil poderão ser integradas, abrindo espaço para os filmes em português", afirma um comunicado oficial.
Outra mudança é a proibição da premiação de jovens que completem 16 anos depois de 31 de dezembro de 2011. A justificativa é que "os garotos que ganhavam um Goya passavam a ser membros ativos da Academia, o que envolve circunstâncias legais que não podem ser exigidas de um menor".
Na 25ª edição dos Goya, Francesc Colomer, nascido em 1997, e Marina Comas, em 1996, levaram o prêmio de melhor ator e atriz revelação por Pa Negre (Pão Negro, em português), quando tinham menos de 16 anos.