Este filme de super-herói com um astro de O Senhor dos Anéis está quase esquecido hoje em dia: Depois disso, ninguém se atreveu a fazê-lo novamente
Alec Baldwin fez sua estreia como super-herói em 1994 com O Sombra. Mas, embora Sam Raimi tenha se envolvido no projeto por um curto período, o filme foi um fracasso de bilheteria.
Na década de 1990, muito antes dos Universos Marvel e DC, muitos estúdios de Hollywood contavam com o poder de atração dos filmes de super-heróis. Com exceção de Batman, no entanto, foram os super-heróis menos populares que povoaram as telas há cerca de 30 anos: Darkman, Rocketeer e O Sombra.
O Sombra foi uma série de quadrinhos e de rádio popular na década de 1930, a partir da qual um longa-metragem de cerca de 60 minutos foi feito em 1937 (com Rita Hayworth, ícone de Hollywood, em um de seus primeiros papéis no cinema). Passaram-se quase 60 anos até a segunda tentativa.
Em 1994, Alec Baldwin interpretou o rico playboy nova-iorquino Lamont Cranston, que veste a fantasia de um vingador mascarado à noite depois de adquirir habilidades sobrenaturais de um mestre budista no Tibete. Ele logo se depara com o sinistro descendente do imperador mongol Genghis Khan, que planeja destruir mundo com uma bomba atômica.
O Sombra tem menos em comum com os espetáculos de CGI (imagens geradas por computador) de hoje do que com o cinema de atração ingênuo e os romances baratos da época. O roteirista David Koepp (Jurassic Park, Indiana Jones), por outro lado, queria escrever uma história sobre "Crime e Castigo", enquanto o diretor Russell Mulcahy tinha em mente "(...) um filme mais orientado para personagens e enredo", como ele disse à antiga revista de ficção científica Starlog.
Mas até mesmo o público da época, que havia sido socializado com os filmes de Batma…