Diretor de 'Surf Adventures 2' busca a onda perfeita
Quanto vale uma obsessão? Para o cineasta carioca e surfista amador Roberto Moura vale um filme. Um não, dois.
Diretor dos documentários Surf Adventures - O Filme, de 2002 -considerado um dos mais vistos do cinema brasileiro, atraindo cerca de 250 mil espectadores -, e de Surf Adventures 2 - A Busca Continua, em cartaz nos cinemas, Moura, como todo amante do surfe, deseja um dia encontrar "a onda perfeita". Será? Ele mesmo confessa que quando um surfista se depara com "ela", logo se almeja uma mais perfeita e a busca continua. Assim se descobre que a grande onda do surfista é justamente a jornada. E para uma legião de incansáveis e sarados príncipes marinhos, muitos deles brasileiros como Fábio Gouveia, Flávio Padaratz e Phil Rajzman - além do nove vezes campeão mundial, Kelly Slater (ex de Gisele Bündchen) -, que fazem parte do ¿casting¿ de Surf Adventures 2, a busca deve ser eterna, enquanto durar esse malandro desejo.
Sobre esse mito do mundo do surfe - a tal onda perfeita - e a produção do seu segundo longa - que visitou praias do Peru, México, Austrália, Taiti, Chile, e, claro, do Brasil, incluída aí a pororoca do rio Araguari, no Amapá -, Moura falou ao Terra (por e-mail). Leia abaixo.
Você se diz um modesto pegador de onda, mas quando começou a surfar?
Comecei a surfar com 13 anos, em 1973. Caramba ! Ainda não tinha pensado nisso!
Quais seus picos preferidos?
Aqui no rio são a Prainha e o Arpoador. No exterior, as praias da Indonésia.
Ter feito entrevistas com o supercampeão de surfe Kelly Slater, para o primeiro Surf Adventures, o aproximou do campeão? Hoje, vocês são amigos?
Eu conheci o Slater já famoso. Se não me engano foi no ano do primeiro título dele. Eu o considero meu amigo e acho que ele também me considera um amigo.
Quando Kelly Slater está no Brasil, vocês se encontram e vão surfar juntos?
Desde que o campeonato migrou para Santa Catarina, ele não veio mais ao Rio (o estado da região Sul recebe a etapa brasileira do World Championship Tour). Na verdade, acho que o que ele mais gostava de fazer no Rio era jogar golfe na Gávea. Ele adorou o campo (do Gávea Golf and Country Club).
Dos surfistas que estão em seu segundo filme, qual mais admira e inveja? Como foi a escolha do casting para o documentário?
Não invejo nenhum deles, mas quem eu mais admiro é o Phil (Rajzman - campeão mundial de longboard ou pranchão), pela capacidade dele de surfar bem com qualquer tipo de prancha. O casting foi feito a partir de uma mistura entre surfistas que haviam participado do primeiro filme e outros da nova geração do esporte, que estão "quebrando" como Italo (Ferreira), Jadson Andre e Miguel Pupo.
Seus filhos também surfam?
Tenho três filhos, mas só o Roberto, que tem 19 anos, surfa.
Qual o seu maior sonho como surfista amador e como cineasta?
Fazer um filme sobre uma viagem num veleiro, para um lugar maneiro com altas ondas, misturando navegação e surf.
Qual foi a maior onde que surfou?
Haleiwa no Havaí. Mas nada comparado ao que chamam, hoje, de "onda grande".
Surfista tem medo do mar? Você tem?
Medo não. Muito respeito!
Qual o pior e o melhor momento da captação de imagens, durante as filmagens de Surf Adventures 2?
Tivemos momentos difíceis como dias com chuva forte, vento maral (ou Vento de Finados, que vem do mar) e mar flat (plano, praticamente sem ondas) na Austrália. No Peru, nosso carro atolou várias vezes, o que foi punk. Mas o pior de tudo foi quando nosso bote virou durante as filmagens na pororoca (do Rio Araguari, no Amapá). Quase perdemos todo o nosso equipamento. Eu quase chorei!
Encontraram a onda perfeita?
Sim e não. Quando você encontra uma onda perfeita logo vai estar querendo ir atrás de outra. A busca é eterna !
Dicionário do surfe para leigos
Por Roberto Moura
Dropar - O primeiro momento do surf. Quando se consegue ficar em pé na prancha. O inferno de quem está começando.
Pico - O local em que se fica sentado na prancha esperando a onda. A "zona do agrião" - onde as coisas acontecem.
Swell - Ondulação. O momento que precede a felicidade de pegar a onda.
Tubo - O momento supremo, o gol do surfe.
Onda Quadrada - Um tubo quase impossível de dropar. Uma onda exclusiva para "imbecis" - ou para surfistas muito tarimbados.
Aéreo - Antigamente a onda fechada era um desafio para o surfista. Com a evolução das pranchas, o esporte mudou. Hoje, o surfe incorpora manobras inspiradas no skate. Antes o surf era no mar, agora o surfe é no ar.